Da redação*
São Paulo – O Ministério dos Recursos Hídricos da Argélia vai lançar em julho licitação para construção de um sistema de transporte de água potável de In Salah, um oásis na região central do país, para Tamanrasset, no extremo sul, segundo o ministro da pasta, Abdelmalek Sellal.
O projeto, de acordo com informações da agência de notícias argelina Algérie Presse Service (APS), é de grande porte e vai cruzar uma distância de 750 quilômetros no Saara argelino. Ele terá custo de cerca de US$ 1 bilhão. "Este é o maior projeto de transferência de água que já foi realizado na Argélia", disse ele.
Quando o governo argelino, no início do ano, decidiu que lançaria o projeto ainda em 2006, também estabeleceu a criação de um programa adicional para o desenvolvimento da região Sul, para onde será levada a água, orçado em 250 bilhões de dinares argelinos (US$ 3,5 bilhões pelo câmbio atual).
Saúde
Ainda na seara das concorrências, o Ministério da Saúde e Reforma Hospitalar da Argélia lançou uma licitação nacional e internacional para selecionar um grupo de consultores para supervisionar a implantação de um novo sistema para gestão hospitalar, além de um parceiro especializado em administração hospitalar.
Os serviços serão executados em um período de cinco meses e os interessados devem ter conhecimentos jurídicos de gestão hospitalar e de organização sanitária. Os interessados devem enviar ao Ministério (dados abaixo) suas referências indicando qualificação para a tarefa e a natureza exata dos serviços prestados nos últimos cinco anos, incluindo o beneficiário, local, data e valor dos contratos.
Devem ser enviados também currículos atualizados dos funcionários que prestarão os serviços. Maiores informações podem ser obtidas na embaixada da Argélia em Brasília (contato abaixo).
Perfil
A Argélia é o segundo maior país da África, possui a sétima maior reserva de gás natural do mundo e é também o segundo maior exportador do produto. O país está em 14° lugar no ranking mundial dos produtores de petróleo.
A Argélia é banhada pelo Mediterrâneo e mais de 80% de seu território é ocupado pelo deserto do Saara. Seus principais recursos naturais são: gás natural, petróleo, zinco, fosfato, ferro, chumbo e urano, segundo dados publicados no CIA World Factbook.
O país é dividido em 48 wilayas (províncias), é membro da União do Magreb Árabe (UMA), da União Africana, da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e da Liga dos Países Árabes. Permanece como observador na Organização Mundial do Comércio (OMC).
Contatos
Ministère de la santé, de la population et de la réform hospitalière
Secretariat Genéral
125 Boulevard Abderrahmane Laala
El Madania Alger
Embaixada da Argélia em Brasília
Tel: (61) 3248-1949
*Tradução de Mark Ament

