Algérie Presse Service*
Argel – A Agência Nacional de Promoção do Comércio Exterior da Argélia (Algex) criou um programa chamado Optimexport para dar apoio às exportações não petrolíferas do país. O programa, que entrará em operação em maio, inclui um fundo que auxiliará empresas a participar de feiras internacionais e também fará o acompanhamento do desenvolvimento de cerca de cinqüenta companhias exportadoras dos setores de alimentos, agricultura e de produtos manufaturados, informou o gerente geral da Algex, Mohamed Bennini. O projeto receberá investimento de 2,5 milhões de euros.
O Optimexport incluirá atividades de treinamento para exportações, fornecimento de informações comerciais e de mercados internacionais, segundo Bennini. De acordo com o executivo, o programa foi desenvolvido em parceria entre o Ministério do Comércio e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
O fundo da Algex será criado em parceria com o Banco Mundial. A organização internacional será responsável por metade do capital investido no fundo e os argelinos pela outra metade.
"O Optimexport também vai identificar mercados nos quais a Argélia pode se beneficiar como exportadora, abocanhando uma maior parcela de mercados internacionais", acrescentou Bennini.
*Tradução de Mark Ament