São Paulo – O governo da Argélia definiu quatro áreas para implementar estratégia nacional de promoção das exportações fora do setor de hidrocarbonetos, segundo notícia da agência de notícias oficial argelina, a Algeria Press Service (APS), com base em informações do ministro responsável por Comércio Exterior, Aissa Bekkai (foto acima).
Os segmentos escolhidos foram a indústria agroalimentar, produtos farmacêuticos, tecnologia da informação e da comunicação produzida por startups e peças de reposição. Bekkai falou sobre o tema durante um fórum na Argélia.
Segundo ele, a expansão do comércio exterior exige investimento no setor produtivo, incentivo ao desenvolvimento da agricultura e das startups voltadas para novas tecnologias. Mas Bekkai ressaltou a necessidade de que isso seja feito para mudar a situação atual da balança comercial do país, dependente dos hidrocarbonetos.
O Ministério de Comércio deve trabalhar para resolver preocupações do setor exportador, como financiamento, logística, redução de custos de transporte e fortalecimento dos meios de promoção de produtos. A pasta pretende organizar, neste mês, reunião com exportadores para abrir diálogo direto.
Segundo dados divulgados anteriormente pelo ministro do Comércio da Argélia, Kamel Rezig, no ano passado a Argélia realizou mais de oito mil operações de exportação, que foram executadas por 400 operadores. O ministério pretende abrir canal de diálogo direto com eles. A área da qual Aissa é responsável foi criada para funcionar atrelada ao Ministério do Comércio justamente para diversificar exportações.