Algérie Presse Service*
Argel – A Argélia pretende privatizar 100 empresas estatais no primeiro semestre de 2008, segundo disse o ministro da Indústria e Promoção dos Investimentos do país, Abdelhamid Temmar. O ministro deu a informação neste domingo (20) durante o 3º Fórum Econômico da Argélia, que debate o desenvolvimento estrutural e as mudanças na economia do país.
Em palestra durante o fórum, que terminou ontem, Temmar declarou que a o processo de privatização argelino teve rápido crescimento desde 2005, quando foi aberto o capital de um total de 350 empresas.
Com relação ao clima de investimento, o ministro informou que a Argélia "tem os recursos necessários, uma administração renovada, mão-de-obra qualificada e infra-estrutura desenvolvida". Estas, segundo ele, são as vantagens que o país oferece aos investidores, principalmente nos setores considerados prioritários que têm impacto substancial no crescimento econômico.
A Argélia prevê um aumento no volume de investimentos árabes no país nos próximos anos e estima a entrada de US$ 19 bilhões já em 2008, de acordo com o chefe do departamento de investimentos estrangeiros da Agência Nacional para Desenvolvimento do Investimento (Andi), Djamel Zerguine.
Cerca de 90% dos investimentos previstos são objetos de “compromissos fortes” e estão atualmente sob estudos de viabilidade ou já em andamento, disse Zerguine em uma palestra no fórum.
O 3º Fórum Econômico argelino contou com a presença do primeiro-ministro do país, Abdelaziz Belkhadem, de uma série de empresários, de investidores árabes, de representantes de fundos e empresas de investimentos, além de instituições financeiras árabes e internacionais.
Segundo a Al-Iktissad Wal-Aamal, empresa de eventos que organizou o fórum, as duas edições anteriores do encontro, realizadas em 2000 e 2002, tiveram a participação de representantes de 19 países. A companhia vai promover também um fórum em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, nos dias 03 e 04 de fevereiro, conforme noticiado pela ANBA este mês.
*Tradução de Mark Ament

