Algérie Presse Service*
Argel – O setor ferroviário da Argélia vai receber investimento de US$ 16,6 bilhões como parte de um plano geral de investimento do governo federal do país. A informação é do gerente geral da Agência Nacional de Estudos e Acompanhamento de Investimentos Ferroviários (Anesrif), Hassene Saidi.
O dinheiro será aplicado principalmente em modernização de ferrovias. "Isso é extremamente necessário devido às condições da infra-estrutura existente", declarou Saidi à reportagem da Algérie Presse Service (APS), durante a apresentação do Plano Mestre para Desenvolvimento de Transporte Ferroviário até 2025.
O objetivo é tornar as ferrovias mais modernas para que seja reduzido o tempo de viagem entre cidades e vilarejos da Argélia. "Elas farão a ligação em tempo recorde e com grande segurança", declarou Saidi. O executivo acrescentou que os projetos serão entregues em três fases.
O programa vai focar na modernização da ferrovia Leste-Oeste, de Annaba a Orã, que terá comprimento de 970 quilômetros quando completa. Ela está parcialmente acabada. Na primeira semana de fevereiro, a Companhia Nacional de Transportes Ferroviários (SNTF, na sigla em francês) executou com sucesso um teste em que percorreu os 432 quilômetros da ferrovia ligando Argel a Orã, em quatro horas. Também serão criados ramais para o interior do país e será executado um estudo de viabilidade para a construção de uma ferrovia na área central do país, além da ligação ferroviária ao Sul da Argélia.
No Norte do país, o programa de desenvolvimento da infra-estrutura ferroviária inclui o fortalecimento do trecho atual e sua ramificação para que centros industriais e portuários sejam incluídos na rede, também melhorando o transporte de pessoas. "A ferrovia ligando as províncias do Leste e Oeste do país será eletrificada e ganhará um trilho duplo", explicou Saidi.
Outros importantes projetos, segundo Saidi, são a ligação do planalto com o Norte do país, o que permitirá desenvolvimento econômico e social em ambas áreas; a construção do trecho Sul de ferrovias; e a extensão da rede ferroviária do Sudoeste, ligando a cidade de Bechar (965 quilômetros a sudoeste de Argel) a Tindouf (dois mil quilômetros a sudoeste de Argel) e incluindo a mina de ferro de Gara Djebilet (em Tindouf).
De acordo com o gerente geral, outro importante projeto é a criação da rede ferroviária de Argel, com ligação ao aeroporto internacional Houari Boumedienne. "Inteiramente integrada no sistema de transporte urbano (metrô, bonde e ônibus), a rede ferroviária será a espinha dorsal do sistema", explicou.
*Tradução de Mark Ament