São Paulo – A Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil) vão lançar na próxima quarta-feira (23), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a segunda etapa do projeto Brazilian Rice, de promoção do arroz brasileiro no exterior. Assim como na primeira fase do projeto, criado em 2012, a próxima etapa, que irá até 2017, terá a Arábia Saudita como um dos seus mercados-alvo, além de Estados Unidos, Panamá, Peru, África do Sul e Angola.
De acordo com o gerente do projeto Brazilian Rice, André Alene, o projeto tem três ações principais para promover o produto e ampliar as exportações: capacitação das empresas, promoção internacional com a participação de feiras e eventos e apresentação da imagem do produtor brasileiro como exportador. “Os dois primeiros anos do projeto foram importantes para desenvolver nossa imagem. Os árabes, por exemplo, não tinham conhecimento de que somos exportadores”, afirmou.
A Arábia Saudita foi escolhida como um dos mercados prioritários porque é grande importador do produto, tem poder de compra e é uma porta de entrada para a região. “A Jordânia e Dubai (nos Emirados Árabes Unidos) também são mercados com grande potencial, mas a Arábia Saudita, além de consumidor, é uma porta de entrada para toda a região”, disse Alene à ANBA na sexta-feira (18). Por meio do projeto, os produtores participam anualmente da feira Gulfoood, a maior do setor de alimentação do Oriente Médio, realizada em Dubai.
Os compradores sauditas exigem um produto “Premium” e com apresentação sofisticada, de acordo com o gerente. “Eles exigem excelência e um produto com mais valor agregado. Somos capazes de entregar”, afirmou.
De acordo com informações divulgadas pela Apex-Brasil, as empresas que participam do projeto passaram a exportar para 42 países. No começo do projeto, eram 21 os clientes internacionais. No fim de 2014, as exportações dessas companhias foram 55% maiores do que no fim de 2013. O projeto começou com 22 empresas participantes, atualmente são 30. Nesta segunda etapa será investido R$ 1,9 milhão, valor 31,4% superior à primeira fase. Desse total, 68,5%, ou R$ 1,3 milhão, será repassado pela Apex-Brasil e 31,48%, ou R$ 598,1 mil, serão investidos pela Abiarroz.