São Paulo – O artesanato brasileiro ganhou mais força com o lançamento da Associação Brasileira de Exportação de Artesanato (Abexa) para promover o produto nacional no exterior. Com esse objetivo, a associação firmou nesta quinta-feira (09) um convênio com a Associação Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex), que prevê investimentos de R$ 8 milhões em ações promocionais.
“A nova associação vai reunir de forma mais estruturada o artesanato brasileiro, otimizar recursos e potencializar as exportações”, afirmou o diretor de negócios da Apex, Maurício Borges. Segundo ele, atualmente as exportações do setor somam US$ 2,7 milhões e com o convênio a meta é exportar US$ 3,9 milhões no próximo ano.
A Abexa está composta, inicialmente, pelas instituições Artest, do Paraná, que atende artesãos dos estados do Sul; Fazer Brasil, de São Paulo; Centro Cape, de Minas Gerais, que também engloba artesãos do Sudeste; e Instituto Cearense de Artesanato (ICA), do Ceará, que atua nos estados do Nordeste. A ideia é reunir 1,5 mil exportadores para 2011.
De acordo com Borges, com a criação da Abexa, todos os artesãos vão ganhar pois haverá uma melhor organização da oferta e demanda quando a associação estiver num evento internacional, por exemplo. "Um pavilhão brasileiro com artesãos de diversos estados juntos ganham mais força do que em estandes separados", disse.
Para fortalecer o artesanato brasileiro no exterior, a Abexa, em parceria com a Apex, vai promover participação em feiras internacionais, missões, projetos compradores e de imagem, quando vêm jornalistas de outros países para o Brasil.
A diretora geral da Abesa, Tânia Machado, destacou, em nota divulgada pela Apex, que o artesão que exporta obtém 20% a mais de faturamento em relação ao que não exporta e, além disso, emprega 20% a mais de mão de obra, segundo dados da pesquisa Vox Populi. Atualmente, existem no país cerca de 8,5 milhões de artesãos, que faturam mais de R$ 50 bilhões juntos.
Segundo Borges, os países alvo para promoção do artesanato brasileiro são aqueles para quais as empresas já exportam seus produtos, como Alemanha, Espanha, Portugal, França, Itália e Estados Unidos. “Vamos começar por esses nos quais as empresas já têm experiência, depois vamos partir para outros mercados”, disse.
Para 2011, uma das ações previstas é uma loja itinerante de artesanato, que rodará pela Europa e Estados Unidos. Outra atividade é a participação na feira Maison Object, na França, Ambiente e Tendência, na Alemanha, Bijoutex e Intergift, na Espanha, além de Las Vegas Show e Gift Fair, nos Estados Unidos.