Por Bader Abbas Alhelaibi*
No dia 7 de setembro de 2024, o Reino do Bahrein juntou-se à República Federativa do Brasil para celebrar um marco significativo: o aniversário da declaração de independência do Brasil em 1822 e a abertura de uma nova era para o povo brasileiro.
A jornada do Brasil para a independência é um testemunho do espírito duradouro e da determinação de seu povo. Desde 1822, o Brasil evoluiu e desenvolveu-se fortemente, refletindo o seu percurso histórico e cultural único. Ao longo deste período, como o maior e mais populoso país da América do Sul, o Brasil continuou a demonstrar liderança e resiliência no cenário internacional.
Ao longo dos anos, o Brasil tem feito progressos notáveis em desenvolvimento econômico e social, emergindo como um importante ator econômico mundial e contribuindo significativamente para o crescimento econômico mundial e estabilidade. Enquanto isso, o sucesso do País na realização da Copa do Mundo da FIFA de 2014 e dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016—os primeiros desse tipo na América do Sul — destacou seu papel como um centro cultural e esportivo global.
A relação bilateral entre o Reino do Bahrein e a República Federativa do Brasil é marcada pelo respeito mútuo, pela amizade e pelo compromisso de construir laços mais fortes em vários domínios. Desde o estabelecimento de relações diplomáticas, em 1974, o Bahrein e o Brasil têm trabalhado em conjunto para aprofundar a sua parceria, sublinhada por numerosas visitas de alto nível e acordos de cooperação.
Nos últimos anos, as nossas duas nações envidaram grandes esforços para reforçar a cooperação e aprofundar seus laços. A abertura da Embaixada do Brasil no Bahrein marcou um passo significativo no reforço das nossas relações bilaterais. Além disso, o diálogo regular, incluindo reuniões virtuais, e a participação em fóruns econômicos sublinha o nosso compromisso comum de enfrentar os desafios globais e explorar novas oportunidades de colaboração. Além disso, a assinatura de vários memorandos de entendimento reforçou a cooperação em domínios como a defesa, a educação e o intercâmbio cultural.
As visitas oficiais entre os nossos países foram importantes para a compreensão e a cooperação mútuas. A recente visita de uma delegação parlamentar brasileira ao Bahrein, em fevereiro de 2024, e a visita de uma delegação parlamentar do Bahrein, liderada pelo presidente do Conselho de Representantes, ao Brasil, em junho de 2024, exemplificam a importância da diplomacia parlamentar no reforço dos nossos laços bilaterais.
O Reino do Bahrein valoriza a sua parceria com o Brasil e continua empenhado em expandir a nossa relação em múltiplos domínios. Concluímos numerosos acordos e memorandos de entendimento, incluindo os relacionados com os serviços aéreos, a cooperação em matéria de defesa e o intercâmbio cultural, refletindo o nosso compromisso comum de alargar a nossa cooperação em diversos setores, como o comércio, o investimento, a educação e a segurança.
A economia robusta do Brasil, caracterizada por seus vastos recursos naturais e base industrial diversificada, complementa a visão do Bahrein de diversificação econômica e inovação. Nossas relações comerciais são fortes, com o Bahrein exportando produtos como polietileno e ligas de alumínio para o Brasil e importando uma variedade de produtos brasileiros, desde produtos agrícolas até ferramentas industriais. Essa parceria econômica realça o potencial de crescimento e de benefício mútuo.
Ao celebrarmos a Independência do Brasil, o Reino do Bahrein reafirma o seu compromisso de reforçar os nossos laços comuns de amizade e cooperação. Estamos ansiosos por explorar novas oportunidades de colaboração que beneficiem ambas as nações e contribuam para a paz, a estabilidade e a prosperidade mundiais.
Dirijo minhas mais calorosas felicitações ao governo e ao povo do Brasil. Que o País continue a prosperar e a desenvolver-se, num espírito de independência, determinação e unidade. O Reino do Bahrein junta-se ao Brasil na celebração desta ocasião histórica e aguarda com expectativa muitos anos a mais de parceria frutuosa.
*Bader Abbas Alhelaibi é embaixador do Bahrein no Brasil
As opiniões emitidas nos artigos são de responsabilidade dos autores.