São Paulo – Foram seis meses de preparação até que Jacqueline Benevides conseguisse produzir as nove mil flores gigantes de EVA. Elas foram usadas na decoração de um casamento realizado na Arábia Saudita, que contou com a presença de 1 mil mulheres. Junto com uma equipe de 10 pessoas, a artista plástica brasileira chegou ao país árabe no final de 2023 para organizar o espaço da cerimônia.
“Depois que produzimos as flores, despachamos os materiais e fomos para Riad. Chegamos em dezembro de 2023 e demoramos 45 dias para montar toda a decoração no local do casamento. Foi grandioso, nunca tinha participado de um projeto como esse”, relembra Jacqueline.
“A noiva ficou tão muito feliz com o resultado que nos indicou para outro trabalho no país. Acabamos não seguindo por diferenças de estilos artísticos. E diferentemente do que as pessoas podem imaginar, as árabes adoram cores vivas. As flores deste casamento foram todas feitas com cores rosa pink e laranja. Bem diferente do Brasil, onde as noivas geralmente preferem decorações com cores mais sóbrias e neutras.”
O convite para trabalhar no casamento aconteceu em maio de 2023. No mês seguinte a brasileira viajou pela primeira vez para a Arábia Saudita para conhecer a noiva. Dias depois da chegada ao país, a brasileira apresentou diferentes tipos de flores e depois que a decoração foi aprovada, as preparações começaram a ser feitas no Brasil, entre junho e novembro de 2023.
No período em que ficou no Riad para organizar a decoração, Jacqueline e sua equipe não tiveram nenhuma dificuldade com a comunicação. “Todos falavam inglês muito bem e mesmo as pessoas da minha equipe que só falavam português conseguiram se comunicar muito bem. As árabes foram muito receptivas, acolhedoras e prestativas. Nos ajudaram em tudo que precisamos”, conta Jacqueline.
Após essa experiência positiva com com o povo árabe, a artista plástica agora se mostra muito aberta a novas negociações. “Com certeza trabalharia novamente com casamentos árabes. Além de toda a experiência ter sido incrível, depois dela eu produzi flores gigantes para outros casamentos e vitrines de lojas na Costa Rica, Estados Unidos e no Brasil”, completa Jacqueline.
Administradora agora é artista plástica
Formada em Administração de Empresas e nascida em Cianorte, uma cidade localizada no interior do estado do Paraná, a brasileira atuou na área durante 20 anos até iniciar a nova carreira.
“Eu fui para os Estados Unidos em 2017 para fazer meu mestrado em Neuromarketing quando surgiu uma oportunidade para trabalhar com flores. Eu fazia parte de uma igreja e um certo dia me pediram para ajudar com a decoração. Depois de ver uns tutoriais no Youtube resolvi fazer umas flores coloridas usando papel color set”, disse a brasileira.
“No ano seguinte fiz uma decoração com flores gigantes do painel do spa da Tonya Beauty, que é uma empresária famosa de Orlando. Neste local é comum ver celebridades, como Gisele Bündchen e Cleo Pires, sendo atendidas. Essa movimentação chamou a atenção da revista Glamour, do Brasil. Na sequência abri uma conta no Instagram e as encomendas foram aparecendo.”
Após ser descoberta, Jacqueline Benevides fez um curso de especialização online da Rússia para criar flores gigantes com EVA. A especialização, que a ajudou a conquistar novos clientes em diferentes partes do mundo, teve duração de dois anos.
Para o futuro, a artista de 43 anos quer continuar criando e focando em projetos diferentes, dessa vez incluindo esculturas em tecido e esculturas em papel. “Essas têm sido as novas tendências do mercado. Agora, meu objetivo é continuar me capacitando e aprendendo para as necessidades dos novos clientes.”
Reportagem de Rebecca Vettore, em colaboração com a ANBA.
Leia também:
Lar Sírio inaugura mural de arte no Tatuapé