Cláudia Abreu
São Paulo – O café orgânico Astro Bio, de Espírito Santo do Pinhal (SP), se prepara para uma nova empreitada: ganhar as fronteiras do mundo árabe. A marca está fechando negócio com um distribuidor da Arábia Saudita e do Bahrein. Segundo Fernanda Mazzuco, diretora de marketing da empresa, a oportunidade surgiu no ano passado, durante a Biofach, principal feira mundial de produtos orgânicos que acontece todos os anos em Nuremberg, na Alemanha.
A remessa, ainda sem data definida, deverá ser de 100 quilos distribuídos em embalagens de 250 gramas, meio quilo e sachês. Estes últimos próprios para serem usados por cafeterias.
"O primeiro contato com os árabes foi em fevereiro de 2004. Um grupo visitou nosso estande na Biofach e trocamos cartões", conta Fernanda. Depois de alguns meses, o distribuidor fez um pedido de amostras de café para prova. "Enviamos, eles aprovaram a bebida, elogiaram e, agora, estamos viabilizando a forma de transporte para lá, provavelmente navio, que tem um custo mais acessível", afirma a executiva.
Segundo Raymond Rebetez, sócio-diretor do Astro, entrar na Arábia Saudita é um passo importante para a marca. "O mercado é interessante, pouco conhecido, e porta de entrada para outros países", afirma. As exportações de café torrado e moído para os países árabes são pequenas. No ano passado, foram comercializadas 24,5 toneladas do produto, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Líbano e Argélia são os principais compradores. A Arábia Saudita não aparece no ranking.
No mercado externo, o quilo do Astro Bio é vendido a 10 euros, cerca de R$ 36. O valor, alto se comparado ao de café normais, é devido à forma de produção, totalmente orgânica. A indústria Astro começou a produzir o café no final de 2003. Atualmente, são cerca de 1,5 mil quilos por mês. As lavouras são próprias. "Colhemos mil sacas de café cru orgânico por ano. Desse volume, destinamos 300 sacas para a produção do Astro Bio", afirma Rebetz. O restante, por enquanto, é exportado cru para diversos países.
Mercado interno
No Brasil, o café Astro Bio está nas prateleiras de restaurantes renomados da capital paulista, como o Mestiço, e em supermercados, como a rede Pão de Açúcar e a Casa Santa Luzia, que atendem consumidores das classes A e B, com alto poder de compra e preocupados com a saúde. Além da linha orgânica, a empresa produz café gourmet, que também é vendido nas redes varejistas e exportado, principalmente para os Estados Unidos.
Contato
Site: www.astrocafe.com.br
Telefone: +55 (35) 3712-7442