São Paulo – A Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex) e a Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (ABPITV) promovem de hoje (30) a quinta-feira, no hotel Pestana de Copacabana, no Rio de Janeiro, workshops e rodadas de negócios entre produtores brasileiros de TV e compradores estrangeiros.
A iniciativa, segundo a Apex, faz parte do projeto Brazilian TV Producers e ocorre dentro da Rio Market, área de negócios do Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro. O festival vai até o dia 09 de outubro na capital fluminense.
De acordo com a Apex, vão participar dos workshops e das rodadas profissionais do ramo audiovisual da Alemanha, Argentina, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Irlanda, Japão, Reino Unido e Suíça. Eles vão ter encontros com 24 produtoras brasileiras.
Além das rodadas, que têm como objetivo a venda de produções brasileiras ao exterior, vão ocorrer palestras com especialistas estrangeiros. A meta é mostras às empresas dos Brasil como funciona o mercado internacional.
Entre os palestrantes vão estar Claire Aguilar, vice-presidente de programação da Independent Television Service (ITVS), dos Estados Unidos; Ken MacDonald, vice-presidente de programação do Canal Discovery no Canadá; Walter Sucher, diretor da divisão de ciências e educação da emissora de TV pública da Alemanha; e Yves Jeanneau, diretor de documentários da Telfrance International.

