Alexandre Rocha
São Paulo – A Azaléia, fabricante gaúcha de calçados, fechou nesta quinta-feira (21) um contrato para exportação de 5 mil pares de sandálias femininas para a Five Stars, fábrica e importadora de sapatos com sede na Síria. Esta será a primeira venda da companhia brasileira para o país árabe. A Azaléia, no entanto, já tem negócios em vários outros mercados da região.
O pedido, para entrega imediata, foi feito durante a Feira Internacional de Calçados, Acessórios de Moda, Máquinas e Componentes (Francal), que termina nesta sexta-feira no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo. A Azaléia tem um estande no local. Trata-se também da primeira compra de produtos brasileiros feita pelos irmãos Basem e Bassam Kamsheh, donos da Five Stars.
Os importadores têm interesse não somente neste negócio específico, mas também em se tornar distribuidores da Azaléia na Síria, de olho na abertura econômica promovida atualmente pelo governo do país. As empresas Al Burak e Salha Group também querem representar a marca. "Mas esta questão nós ainda vamos avaliar", disse Wolf.
A Azaléia é uma das maiores empresas brasileiras do setor de calçados, com uma produção anual de 36 milhões de pares. No ano passado, a companhia teve um faturamento de R$ 1 bilhão. Ele conta com 40 unidades produtivas nos estados do Rio Grande do Sul, Bahia e Sergipe.
Sempre de acordo com informações da empresa, a Azaléia exporta 25% de sua produção para mais de 80 países, entre eles Arábia Saudita, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Omã, Líbano, Egito e agora, a Síria.
Os irmãos Kamsheh fazem parte de um grupo de nove empresários sírios que estão no Brasil especialmente para participar da Francal. A delegação integra um "projeto comprador" financiado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e pela Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex).