São Paulo- Na próxima segunda-feira (12), acontece em Salvador, Bahia, o seminário "Mercado Foco: África e Oriente Médio", organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). O objetivo do evento é mostrar aos empresários baianos as oportunidades de negócios existentes naquelas regiões, com o objetivo de ampliar a pauta de exportações do estado.
No que se refere ao Oriente Médio, os destaques do seminário serão os mercados da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos. Atualmente, estes países representam, respectivamente, o 37º e o 43º destino das exportações baianas. “Vamos explorar as oportunidades para a indústria local ter os mercados árabes como destinos para produtos industrializados”, disse João Ulisses Pimenta, analista de Inteligência Comercial da Apex. “Estes mercados estão abertos para produtos que tenham diferenciais”, acrescentou Pimenta, que será um dos palestrantes.
Atualmente, os principais itens exportados pela Bahia são produtos petroquímicos, soja e algodão.
Pimenta conta que esteve recentemente em uma missão de prospecção nos países do Golfo e que foram identificados alguns setores nos quais as empresas brasileiras têm mais possibilidades de negócios. O maior é o de alimentos e bebidas. “Estes países têm muita necessidade de abastecimento e a concorrência é muito grande. Temos que aproveitar esta necessidade e ir além do frango e do açúcar (principais alimentos exportados à região pelo Brasil)”, destaca.
Segundo o analista da Apex, os empresários brasileiros devem investir na exportação de produtos com maior valor agregado. “Podemos nos posicionar com produtos gourmet ou orgânicos”, afirma. Além de itens mais sofisticados, ele apontou outros, como sucos, lácteos, refrigerantes e alimentos processados derivados da carne.
“Vamos mostrar para eles as possibilidades que existem com frutas tropicais, sucos, castanha de caju, e em todos os setores que a Bahia tem vantagem competitiva”, afirmou o CEO da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby. O executivo vai falar no evento sobre como negociar com os árabes.
O setor de casa e construção também foi identificado como de bom potencial para as empresas brasileiras, de acordo com o analista da Apex. Ele diz que há espaço para a venda de granitos, cerâmicas e produtos de madeira industrializada.
Pimenta fala ainda de possibilidades de negócios na área de moda. “Identificamos grandes oportunidades para moda, para produtos exclusivos, com preço e posicionamento de marca”, ressalta. Segundo ele, os árabes buscam produtos de moda com alto valor agregado. “Eles buscam sapatos de alta qualidade, roupas de grife, e também moda íntima e acessórios, como bijuterias diferenciadas. Precisa ser um produto que se posicione como algo exclusivo, com design e estilo. Existe muito potencial para este tipo de produto”, conta.
Em fevereiro, a Apex vai organizar uma missão empresarial à Arábia Saudita e Emirados.
Serviço
Mercado Foco: África e Oriente Médio
Dia 12 de dezembro de 2012, das 16 às 19 horas
Local: Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB)
Rua Edistio Pondé, 342 – Stiep, Salvador – Bahia
Informações: +55 (71) 3343-1327