São Paulo – O Produto Interno Bruto (PIB) do Bahrein cresceu 1,6% no terceiro trimestre de 2019 em relação ao mesmo período de 2018, após registrar um avanço de 0,3% no segundo trimestre, segundo o relatório Bahrain Economic Quarterly do Ministério da Economia e Finanças do país. Os setores não ligados ao petróleo registraram um avanço de 2%, enquanto o setor de petróleo registrou um recuo de 0,1%, apesar de a produção ter se mantido estável. As informações são do próprio relatório e do site da revista Arabian Business, de Dubai.
A expansão de rotas da companhia aérea local Gulf Air (foto) impulsionou o crescimento do setor de transporte e comunicação em 6,4% no terceiro trimestre sobre igual período de 2018.
O setor de hotéis e restaurantes, logo abaixo, registrou crescimento de 6,3%, e o setor manufatureiro cresceu 4,1% no mesmo comparativo, reforçado pela inauguração do projeto de expansão da Linha 6 da companhia de alumínio do país, a Aluminium Bahrain (Alba).
O relatório divulgou um aumento de 2,9% no número total de visitantes que chegaram ao Aeroporto Internacional do Bahrain, totalizando mais de 800 mil pessoas. A taxa de ocupação nos hotéis de quatro e cinco estrelas foi de 48% e 51%, respectivamente.
Em termos de investimentos em infraestrutura, no terceiro trimestre o Bahrein lançou uma rede nacional de banda larga, a BNET; aprovou projetos de expansão da rede de água e energia, avaliados em US$ 1,6 bilhão; e assinou um contrato de US$ 2,9 bilhões com a Arábia Saudita para as obras de ampliação da Ponte Rei Hamad (King Hamad Causeway), que liga os dois países. As obras devem ser iniciadas em 2021 e o prazo de conclusão é de três anos. O projeto prevê expansão para o tráfego de veículos, com o objetivo de reduzir o trânsito, e a inclusão de um trem de passageiros.
O documento destaca o progresso do Bahrein no desenvolvimento voltado aos investimentos, conforme descrito no relatório Doing Business 2020 do Banco Mundial, que colocou o reino entre os 10 países que mais progrediram no mundo e o segundo entre os países árabes, avançando 19 posições, para o 43º lugar entre 190 economias.
Além disso, o Bahrein ficou em 45º lugar entre 189 países no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Relatório de Desenvolvimento Humano de 2019. O país ainda subiu cinco posições e ficou em 45º entre 141 países no Relatório Global de Competitividade 2019.