São Paulo – A capital do Bahrein, Manama (foto), vai receber a 18ª Conferência de Empresários e Investidores Árabes (Abic) de 11 a 13 de novembro. O fórum terá como tema “Indústria 4.0: moldando o futuro – inovação digital para um futuro melhor”. A Câmara de Comércio Árabe Brasileira irá participar com a diretora Claudia Haddad e a gerente de Relações Institucionais Fernanda Baltazar.
Os objetivos da conferência são incentivar investimentos em empreendedorismo e inovação digital no mundo árabe e aprimorar a cooperação regulatória entre os países árabes no setor.
A conferência vai destacar as oportunidades e desafios da indústria 4.0 para os setores público e privado, defender o alinhamento ao desenvolvimento global e às inovações responsáveis grandes avanços, e capacitar o público para fazer parte da “quarta revolução industrial”, enfatizando a adoção da inovação tecnológica como forma de promover o empreendedorismo e a produtividade.
Segundo Baltazar, o Bahrein é uma economia centrada em investimentos e um centro financeiro na região do Golfo. “O interessante dessa conferência vai ser a discussão voltada à inovação e à revolução digital pela qual o mundo árabe está passando. Isso é muito nítido principalmente em grandes mercados como Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, ou seja, a região do Golfo, onde se tem falado muito e investido em inteligência artificial, blockchain e na regulamentação do e-commerce para o comércio internacional. Tudo isso faz parte da transformação da indústria 4.0″, declarou.
Para a executiva, a participação da Câmara Árabe na conferência será importante para entender como o mundo árabe tem se projetado nesse novo cenário. “Para trazer isso para as discussões aqui no mercado brasileiro com o setor público e privado, pois impacta no fluxo de novos negócios entre as regiões”, diz.
O evento é organizado e apoiado pela Câmara de Comércio e Indústria do Bahrein, União das Câmaras Árabes, Liga Árabe, Corporação Árabe de Garantia de Crédito e Investimento à Exportação, e Escritório de Promoção de Investimentos e Tecnologia da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) no Bahrein.
O 3º Fórum Mundial de Investimentos Empresariais (WEIF) ocorre paralelamente à conferência.