Alexandre Rocha
alexandre.rocha@anba.com.br
São Paulo – O banco de investimentos Makaseb, sediado nos Emirados Árabes Unidos, está em busca de oportunidades de negócios no Brasil. A instituição tem interesse em investir no país no ramo de alimentos e em encontrar uma empresa da área de engenharia e construção disposta a firmar uma parceria com uma construtora dos Emirados.
“A razão de nossa vinda aqui é fazer uma ponte entre oportunidades de transferência de know-how e de investimentos”, disse à ANBA o CEO da Makaseb Holding, Ahmed El Helw, que na sexta-feira (18) visitou a Câmara de Comércio Árabe Brasileira acompanhado do vice-presidente do banco, Mohamed Azab.
A instituição quer trazer ao Brasil recursos de investidores do Golfo Arábico para a área de alimentos, sendo que o volume a ser aplicado vai depender das oportunidades existentes. Caso surjam boas possibilidades, o banco pode atrair o interesse de um número maior de investidores aos negócios no país.
O Makaseb trabalha nos moldes do sistema financeiro islâmico, que adota a Sharia na realização dos negócios. Ou seja, os contratos e os setores explorados têm que estar dentro daquilo que é permitido pela religião.
Na seara da engenharia, o banco quer aproveitar a experiência brasileira na área de construção com o uso extenso de materiais como concreto e tijolos, como alternativa ao método aplicado nos Emirados, que utiliza principalmente o aço na estrutura dos edifícios.
O interesse se justifica porque com o boom do setor no país árabe o preço do aço foi para as alturas, passando de US$ 540 por tonelada em 2004 para mais de US$ 1 mil este ano. O objetivo do Makaseb é colocar uma empresa brasileira, com experiência no ramo, em contato com um cliente do banco nos Emirados, que atua na área de construção, e fomentar uma parceria.
O Makaseb, segundo Helw, tem entre seus clientes investidores institucionais e pessoas físicas e atua com corretagem de participações (equity brokerage), investimentos, administração de ativos, pesquisa e treinamento.
A instituição foi fundada há dois anos e meio por profissionais que, segundo Helw, já têm longa experiência no mercado financeiro. Atualmente ele conta com 65 funcionários e tem negócios em Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Omã e Egito.
De acordo com Mohamed Azab, os executivos deverão volta ao Brasil daqui a três semanas para aprofundar os contatos.
Contato
Makaseb
Ahmed El Helw
E-mail: aelhelw@mifs.ae
Mohamed Azab
E-mail: mazab@mifs.ae
Site: www.mifs.ae

