Marina Sarruf
marina.sarruf@anba.com.br
São Paulo – A maior feira náutica do Oriente Médio, a Dubai International Boat Show, que começa quarta-feira (12), nos Emirados Árabes Unidos, vai contar com a presença da empresa brasileira Fibrafort, que vai expor seis modelos de barcos para passeio e esportes aquáticos. “Essa é a primeira vez que vamos participar da feira. Acredito que após a nossa participação devemos dobrar as vendas para os Emirados Árabes”, afirmou o gerente de exportação da empresa, Marcelo Puscar.
Em setembro do ano passado, a Fibrafort, que produz lanchas para passeio, pesca e esporte aquático, conquistou dois clientes nos Emirados, um em Dubai e outro em Abu Dhabi, a capital. “Desde então, já embarcamos 22 barcos para eles”, disse o gerente. Os clientes, que são revendedores, é que convidaram a empresa brasileira para participar da feira.
Segundo Puscar, os modelos exportados para os Emirados são lanchas do tipo Bow Riders, que têm a parte da frente aberta. “É o modelo mais vendido para a região por causa do clima quente”, disse. As lanchas expostas na feira variam de 16 a 24 pés. “Nossa participação no evento é mais teste no mercado árabe. Estamos testando a aceitação dos nossos produtos, das cores e modelos. Queremos entrar de forma mais agressiva nesse mercado este ano”, acrescentou Puscar.
As lanchas da Fibrafort já são exportadas para o mercado árabe há mais de três anos. A companhia conta com distribuidores no Egito e no Kuwait. No ano passado, esses dois países importaram 25 lanchas no total. De acordo com Puscar, a empresa está atualmente negociando a venda de 20 barcos para a Jordânia. “Acredito que devemos fechar em breve”, afirmou.
As exportações da Fibrafort para o mercado árabe representam cerca de 10% do total das vendas externas. “Ainda não é um número muito expressivo”, disse Puscar. No entanto, segundo o gerente, é um mercado carente de produtos náuticos e com alto poder de compra. “Os Emirados Árabes vão ser um mercado muito grande daqui uns dois, três anos, porque estão construindo muitas marinas”, afirmou Puscar.
Para fixar mais a marca da Fibrafort nos Emirados, a empresa estuda a possibilidade de expor barcos em shoppings e fazer promoções em lojas especializadas. “A Fibrafort se destaca pelo design. É o nosso design diferenciado que faz a gente vender”, disse Puscar. Outra característica forte, segundo o gerente, é o motor outboard, que sobe quando o barco está parado para ficar fora da água.
Além dos países árabes, a Fibrafort, que tem sede em Itajaí, Santa Catarina, exporta para outros 30 países. Do total produzido pela empresa, 34% é destinado ao mercado externo. Em 2008, a produção da companhia deverá ficar em 1.150 barcos. A novidade deste ano é o lançamento do Style 280, um barco de 28 pés, com duas camas.
Feira
A 16ª edição da Dubai International Boat Show vai contar com a participação de 800 companhias de 48 países. São esperados mais de 25 mil visitantes. Segundo informações do site do evento, essa vai ser a maior edição já realizada. Este ano, 158 barcos e iates vão ficar expostos no mar, o que representa um aumento de 11% em relação ao ano passado.
Contato
Fibrafort
Tel. +55 (47) 3249-9999
Fax. +55 (47) 3249-9963
Site: www.fibrafort.com.br