São Paulo – Sete empresas brasileiras vão participar da BeautyWorld Middle East, feira de indústria de cosméticos que ocorre de 24 a 26 de maio, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. De acordo com Ricardo de Nóbrega, analista de Negócios Internacionais da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), a expectativa é de que o evento deste ano seja pelo menos semelhante ao de 2010 em volume de negócios. A participação do Brasil no evento conta com o apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
Segundo Nóbrega, em 2010 a Abihpec iniciou um processo de segmentação das empresas participantes do Beautycare Brasil, projeto de internacionalização de empresas mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Assim, as companhias que participam este ano do evento em Dubai possuem uma qualificação maior no que se refere ao processo de exportação.
“O nível das empresas está melhor, elas estão mais preparadas”, aponta. “São empresas pequenas e médias que já vêm desenvolvendo uma cultura exportadora há alguns anos”, explica.
O analista da Abihpec conta que, este ano, haverá uma nova seleção de mercados prioritários para as empresas do setor. Ele acredita que pelo menos um país árabe deverá estar entre os principais alvos para as exportações de cosméticos brasileiros nos próximos dois anos.
A Arábia Saudita foi selecionada como mercado prioritário para o projeto vigente entre janeiro de 2010 e janeiro de 2012. Ele destaca, no entanto, que mesmo que não haja um país árabe entre os mercados alvo, a entidade continuará a participar da feira em Dubai, já que os Emirados funcionam como um “hub” de distribuição no Oriente Médio.
Uma das companhias que estará presente à feira é a Cadiveu, que entrou no mercado dos Emirados com as linhas de tratamento capilar Brasil Cacau e Açaí Therapy, e aposta no evento deste ano para divulgar seus novos produtos. “Os Emirados são um mercado muito representativo para nós, e que tem crescido a cada ano em vendas”, destaca Geovana Quadros, coordenadora de exportação da Cadiveu.
A empresa vai levar quatro novas linhas para apresentar aos profissionais da beleza do mercado árabe: Bossa Nova, tratamento para alisar ou ondular os fios sem ingredientes agressivos; Glamour, com o ativo Sugarcane Cysteine, para reestruturação e efeito liso dos cabelos por até três meses; Plástica de Argila, com ácido hialurônico e silício orgânico para rejuvenescer e nutrir os fios do cabelo; e Buriti Mechas, pó descolorante com fórmula com frutose e extrato de buriti que protege os fios e previne o ressecamento. “Nós acreditamos que as novas linhas terão uma boa aceitação, porque a marca Cadiveu está se consolidando naquele mercado”, afirma Geovana.
As outras empresas brasileiras que estarão presentes na BeautyWorld Middle East são a Nunaat, Biolab, Vidal Life, Sther, Muriel e Capicilin. A Beautyworld Middle East é a maior feira do setor de beleza do Oriente Médio. Em 2010, o evento contou com mais de 700 expositores e cerca de 16 mil visitantes. No ano passado, as exportações brasileiras do setor de cosméticos renderam US$ 693 milhões.