Geovana Pagel
geovana.pagel@anba.com.br
São Paulo – Produtos orgânicos de 12 países serão apresentados por 300 expositores durante a BioFach América Latina 2007, que começa hoje (16) e segue até a próxima quinta-feira, em São Paulo. Esta será a 5.ª edição da feira no Brasil e durante os três dias são aguardados 8 mil visitantes. Paralelamente à feira, acontece a 3.ª edição da ExpoSustentat, Feira Internacional de Bens e Serviços Sustentáveis, focada em produtos florestais, pesca sustentável, comércio justo e mercado de créditos de carbono.
Estima-se que, anualmente, o mercado mundial de orgânicos movimente cerca de US$ 40 bilhões e cresça 30%. A BioFach é a maior feira de produtos orgânicos do mundo e é realizada todos os anos na Alemanha, onde tudo começou, Estados Unidos, Japão, Brasil e China. “O fato de o Brasil sediar o único evento BioFach na América Latina, que ocorre paralelamente à ExpoSustentat, confere a estas duas feiras de negócios uma visibilidade internacional privilegiada”, afirma Maria Beatriz Martins Costa, diretora do Planeta Orgânico, que é co-organizador da feira juntamente com a Nuremberg Global Fairs.
Segundo ela, a BioFach América Latina e a ExpoSustentat congregam duas feiras e duas conferências com pavilhões específicos de outros países e vários eventos paralelos. “Entre eles estão rodadas de negócios apoiadas pela Agência de Promoções às Exportações e Investimentos do Brasil (Apex) e Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SP) e os que focam a ponta do varejo para o aumento do consumo interno dos orgânicos”, destaca.
E a lista de novos produtos orgânicos só aumenta ano a ano: cosméticos, chocolate, café, cookies, castanha de caju, frango caipira, hambúrguer e inúmeras novidades de processados, bem como os produtos in natura compõem a maior variedade de orgânicos certificados reunidos no mesmo espaço na América Latina.
OrganicsBrasil
Entre os destaques da feira está o Projeto OrganicsBrasil, criado em 2005 para promover os produtos orgânicos brasileiros no mercado internacional, em torno de uma marca única que representa a vocação do país para produzir orgânicos com qualidade. Destinado a agricultores, produtores e processadores de produtos orgânicos brasileiros possuidores de certificação internacional, o projeto levará 42 empresas à feira.
Durante a mostra, o OrganicsBrasil participa do Projeto Comprador e Imagem, em parceria com a Apex e Planeta Orgânico, com rodadas de negócios entre os produtores brasileiros e compradores do mercado externo. Esse ano, participarão das negociações seis empresas internacionais, dos Estados Unidos e países da Europa.
Em parceria com a Apex e o Instituto Promoção do Desenvolvimento (IPD), o Projeto OrganicsBrasil participa das principais feiras internacionais do setor e, em 2007, prevê faturamento em negócios em cerca de US$ 36 milhões.
Atrações
Uma das principais atrações da ExpoSustentat será a Sala Amazônia com produtos artesanais e exóticos da região. Palestrantes brasileiros e internacionais estarão na feira para falar de pagamentos de serviços ambientais, cosméticos, biodiversidade, mercado justo, construção sustentável, entre outros assuntos.
Em 2007 a ExpoSustentat dará destaque aos mercados regionais e será palco do lançamento da Sala Andes-Amazônia. Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru, Suriname, Guiana e Venezuela trarão para a ExpoSustentat suas experiências de comercializar produtos ligados ao extrativismo sustentável.
Serviço
Biofach/Exposustentat
Data: 16, 17 e 18 de outubro de 2007
Horário: das 10h às 19h
Local: Transamérica Expo Center – São Paulo – Brasil
Endereço: Av. Dr. Mario Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro
Confira a programação completa no site www.biofach-americalatina.com.br/07-portprog.htm

