São Paulo – A Click Brasil exporta mais de 90% das cinco mil peças de biojóias que produz mensalmente em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, onde também mantém um showroom. Países da Europa como Itália, França, Portugal e Espanha são os grandes compradores dos colares, anéis, brincos e pulseiras confeccionadas com sementes da Amazônia e pedras brasileiras. Agora, as proprietárias da marca querem buscar novos mercados e vêem nos países árabes clientes potenciais.
“Nossas biojóias fazem o maior sucesso no exterior. Sei que as mulheres árabes gostam muito de ouro e pedras preciosas. Nosso trabalho é diferente e imagino que o colorido das sementes como açaí e pau brasil, misturadas com cascalhos, madrepérola, pedras como ametista, olho de tigre, quartzo rosa e coral, chame bastante a atenção por serem únicas”, diz a sócia Renata Fogetti.
Nos anos 90 ela estudou nos Estados Unidos e morou um ano e meio em Barcelona, na Espanha. “Foi nesse período que percebi que havia uma demanda muito grande por peças com design exclusivo e matéria-prima diferenciada”, lembra. Na volta ao Brasil, em 2001, Renata virou sócia da mãe, que já era designer de jóias, e juntas fundaram a Click Brazil.
“Começamos produzindo poucas peças. Hoje precisamos da ajuda de mais sete pessoas para montar e embalar as biojóias”, comenta a empresária. As remessas para o exterior ficam por conta dos importadores. “Alguns pedidos seguem via Fedex ou pelo Exporta Fácil dos Correios”, conta.
Quem garante o fornecimento de matéria-prima para as paulistas é uma comunidade ribeirinha, localizada no entorno de Manaus, no estado do Amazonas. "Antes da primeira compra eu fui lá pessoalmente para conhecer de perto as sementes e o local de onde elas são coletadas”, lembra. “Eles recolhem as sementes, furam e tratam para aumentar a durabilidade da peça”, destaca.
De acordo com Renata, além dos modelos desenhados por ela, também é possível atender pedidos relacionados a cores e misturas de materiais ao gosto do cliente. Para garantir a conquista de novos compradores, a empresa utiliza a internet, com um site que permite compras on-line, mais o cadastro em sites de venda e de câmaras de comércio. Outra estratégia é a participação em feiras como a Fenit, em São Paulo, e a Eclat de Mode, em Paris. “Na França fomos apenas como visitantes. Mas mesmo assim conseguimos vários novos contatos”, garante.
Contato
Click Brazil
Telefone: +55 (16) 3237-3511
E-mail: 1000brazil@1000brazil.com.br
Site: www.1000brazil.com.br