São Paulo – A Linhas Bonfio, tradicional fabricante de linhas e fios, com sede em São Paulo, quer dobrar as exportações da marca em dois anos. Para atingir o objetivo, a companhia fundada pela família Bonduki, que é de origem síria, vai investir no aumento das vendas para mercados tradicionais, como países da América Latina, e expandir contatos no Norte da África.
“Já fizemos alguns contatos com Marrocos, Tunísia e Egito, e com a Síria (no Oriente Médio), mas a proximidade com a Índia e a China acaba dificultando um pouco as negociações”, afirma Alfredo Bonduki, diretor-presidente da Bonfio. “Mas temos muito interesse em exportar para o mercado árabe e pretendemos continuar investindo na busca por oportunidades na região.” Hoje as exportações são responsáveis por 5% do faturamento da empresa.
De acordo com Bonduki, o processo de internacionalização da marca Bonfio teve início em 2001, quando a empresa passou a fazer parte do Texbrasil, programa de incentivo à exportação criado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).
“Primeiro fomos orientados a adaptar embalagem e produtos. Começamos as exportações pelos países da América Latina e, aos poucos, fomos aumentando, seja por meio da participação em feiras internacionais [no México, na Colômbia a na Argentina], como por meio de distribuidores e representantes locais”, conta.
Hoje a marca exporta para 23 países da América Latina e mantém parceria com uma empresa norte-americana, a American & Efird (A&E), uma das líderes mundiais na fabricação de linhas. “Além disso, passamos a trabalhar com novos fornecedores, principalmente da Ásia, para melhorar a qualidade dos produtos”, destaca. A Bonfio importa filamentos sintéticos da Ásia e algodão do Egito.
A Bonfio está no mercado há 67 anos, produz 200 toneladas de fios por mês e emprega 350 funcionários.
História
A história da Linhas Bonfio começou em 1941, quando os irmãos Emílio e Georges Bonduki fundaram uma distribuidora de fios e linhas, próxima à Rua 25 de Março, tradicional centro de comércio da capital paulista. No final dos anos 50, Emílio instalou uma pequena fábrica de linhas no bairro do Brás, também em São Paulo. Tempos depois, foi implantada uma retorsão de fios para malharia e tecelagem na cidade de Americana, no interior do estado.
Hoje a empresa conta com quatro unidades industriais, atendendo mais de 5 mil clientes no Brasil.
Contato
Site: www.linhabonfio.com.br
Telefone: +55 11 3359 3333
E-mail: vendas@bonfio.com.br

