Marina Sarruf
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São Paulo – Agregar valor aos calçados e trabalhar com produtos de médio e alto padrão é uma das soluções para que as exportações brasileiras continuem crescendo apesar da valorização do real frente ao dólar. Essa é a opinião do diretor da Couromoda, Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro, Jeferson Santos. “O Brasil já tem perfil para competir com o mercado europeu”, disse ele ontem (14) à ANBA no primeiro dia do evento.
No ano passado, as exportações brasileiras do setor somaram US$ 5 bilhões, o que representou um crescimento de 11% em relação a 2006, quando o setor exportou US$ 4,66 bilhões. “Em volume, as vendas externas brasileiras caíram, mas com um produto de maior valor agregado tivemos um crescimento de 11%”, disse Santos. Segundo ele, um dos mercados compradores desses calçados é o árabe. “Os árabes compram calçados de médio e alto padrão, principalmente os sapatos masculinos”, afirmou.
Segundo Santos, os países árabes são um mercado em potencial para as empresas brasileiras, mas é preciso estudar e entender a demanda do consumidor. “Vontade e capacidade para exportar nós temos”, disse. Ele afirmou ainda que o Brasil se diferencia hoje da China por fazer sua própria moda. “O Brasil não vende mais commodity, o Brasil vende moda”, disse. Isso é o que os expositores da 35ª edição da Couromoda vão mostrar aos mais de 70 mil visitantes que deverão visitar a exposição até quinta-feira (17), último dia do evento.
A expectativa dos organizadores é de que a feira gere negócios na ordem de R$ 5,5 bilhões, contra R$, 5,2 bilhões gerados no ano passado. “O Brasil tem potencial para aumentar as exportações, mesmo com a queda do dólar”, disse. Segundo ele, o país tem uma produção de 800 milhões de pares ao ano, sendo 120 milhões para exportação. É o terceiro maior produtor mundial de calçados.
No ano passado, o preço médio do calçado brasileiro chegou até US$ 60 o par, o que mostra que o Brasil vem se reposicionando no mercado externo com produtos de maior valor agregado. Atualmente os calçados brasileiros são embarcados para mais de 100 países.
A força da cadeia coureiro-calçadista é confirmada pelo valor que ela representa, R$ 50 bilhões, e pelo quanto movimenta no mercado interno, cerca de R$ 35 bilhões em vendas de calçados e artefatos, como bolsas, pastas, mochilas e acessórios.
Feira
A 35ª Couromoda, principal feira do setor da América Latina, apresenta novidade de mais de 3 mil marcas de 1,1 mil empresas. Estes expositores respondem por 90% da produção brasileira de calçados e artigos de couro. Além dos 70 mil visitantes que o evento espera receber, a feira deverá atender também importadores de mais de 50 países, inclusive árabes.
Serviço
Couromoda
Data: 14 a 17 de janeiro
Horário: Das 10h às 20h e no dia 17, das 10h às 17h
Local: Parque de Exposições do Anhembi
Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1.209 – São Paulo