São Paulo – A secretária-geral do Ministério da Relações Exteriores, embaixadora Maria Laura da Rocha, e o embaixador do Sudão no Brasil, Ahmed Swar, se reuniram nesta segunda-feira (23) em Brasília e trataram da situação de segurança no Sudão, assim como de perspectivas para ampliação da cooperação em agricultura e comércio entre os dois países, segundo informações do Itamaraty.
O Brasil desenvolveu projetos de cooperação técnica no agronegócio com o Sudão nos últimos anos e mantém trocas comerciais com a Nação do Norte da África. Entre janeiro e maio deste ano, foram exportados US$ 789 mil ao Sudão, em queda de 92,1% em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) organizados pelo departamento de Inteligência de Mercado da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
Os principais produtos exportados pelo Brasil ao Sudão no ano são máquinas agrícolas, pneus e carnes de aves. No sentido contrário, o Brasil importou US$ 46 mil, ou 215% a mais do que entre janeiro e maio de 2024, principalmente em gomas utilizadas na produção de impermeabilizantes.
Os assuntos da relação bilateral foram discutidos na reunião em que Swar entregou à secretária-geral do Itamaraty as cópias das suas cartas credenciais, documento que antecede a entrega formal das cartas credenciais ao presidente do país em que o embaixador atuará. Mesmo durante este processo, Swar já trabalha como embaixador sudanês em Brasília.
Leia mais:
Embaixador: expertise brasileira pode ajudar Sudão