São Paulo – A Arab Health, principal feira de saúde do Oriente Médio, vem crescendo a cada ano e, com ela, o pavilhão brasileiro, que está presente há duas décadas no evento de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Na edição de 2023, realizada entre 30 de janeiro e 02 de fevereiro, fabricantes brasileiras ligadas ao Brazilian Health Devices (BHD), programa resultante de parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (Abimo) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), fecharam US$ 4,2 milhões em negócios imediatos.
Além disso, as empresas esperam que os mais de 2.300 contatos feitos durante os quatro dias de exposição gerem US$ 16,6 milhões em novos negócios ao longo dos próximos 12 meses. “A feira foi um sucesso. A alta circulação de visitantes desde o primeiro dia fez com que as marcas expositoras tivessem um desempenho acima das expectativas”, disse em nota a gerente de Projetos e Marketing Internacional da Abimo, Larissa Gomes.
A feira, que recebe visitantes de mais de 180 países, este ano reuniu no pavilhão brasileiro 31 empresas focadas em ampliar seus negócios internacionais. A Opuspac participou pela terceira vez na feira e segue otimista com as exportações. “Nosso pavilhão já faz parte da percepção dos visitantes. Então, recebemos muita gente qualificada sempre bastante interessada nos nossos produtos. Ficamos muito satisfeitos com os resultados e já estamos planejando nossa participação ano que vem”, disse em nota Fernando Jacinto, gerente de exportação da empresa.
Entre os países que mais visitaram o pavilhão brasileiro estiveram a Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Índia, Irã, Líbano, Turquia, Nigéria, Paquistão e Sudão. “Estivemos na feira em 2007 e, 16 anos depois, percebemos uma enorme evolução do país e do evento. Esse crescimento realmente nos surpreendeu. Estamos bastante satisfeitos e foi melhor do que imaginávamos. Conseguimos fechar muitos negócios e saímos realizados”, disse em nota Cristiane Giordano, representante da Evolve.
Nos quatro dias, o pavilhão brasileiro recebeu importantes líderes do segmento. Passaram pelo espaço Eliana Zugaib e Leandro Vieira Silva, respectivamente embaixadora Encarregada de Negócios e ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil nos Emirados Árabes Unidos; Tatiana Riera, chefe de Operações da ApexBrasil no Oriente Médio, Norte da África e Índia; e Silvia Pierson, chefe do escritório da InvesteSP no Oriente Médio.