São Paulo – Os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e do Egito, Badr Abdelatty trataram de G20 e conflito no Oriente Médio, entre outros temas, em encontro realizado nesta terça-feira (22) em Kazan, na Rússia.
Segundo informações publicadas nas redes sociais do Itamaraty, os dois chanceleres concordaram em relação aos riscos da inação da comunidade internacional em relação à “tragédia humanitária em Gaza”, aos ataques israelenses ao Líbano e à perspectiva de alastramento regional do conflito.
Chanceleres também abordam Brasil na presidência do Brics
Vieira e Abdelatty estão na Rússia para participar do encontro de cúpula do grupo Brics, formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Etiópia, Irã, Arábia Saudita, Egito e Emirados Árabes Unidos. Vieira representa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no encontro. O Brasil assume a presidência do Brics em 2025 e é o atual presidente do G20, grupo que reúne as maiores economias globais. Em novembro, o Rio de Janeiro receberá a cúpula do G20.
Vieira e Abdelatty também trataram, em sua reunião, da participação do Egito no G20, de temas que serão abordados na cúpula do Brics e da presidência do Brasil à frente deste bloco no ano que vem.
Leia também:
Exportações do Egito crescem 9,8%