Isaura Daniel
São Paulo – Importadores da Tunísia e do Egito vão participar da Feira Internacional de Couros, Químicos, Componentes e Acessórios, Equipamentos e Máquinas para Calçados e Curtumes (Fimec), que começa hoje (05) em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. A mostra terá, entre os visitantes estrangeiros, quatro tunisianos e quatro egípcios. Os empresários da Tunísia vão oficializar, na tarde de hoje, um acordo de cooperação com as indústrias brasileiras de componentes, que foi assinado em março.
A Fimec é uma feira voltada para indústria de calçados e couros, que tem como expositores fornecedores de tecnologia e componentes para estes setores, tais como fabricantes de cabedais, solados, colas, tintas e adereços. Os organizadores da mostra esperam receber 50 mil visitantes de hoje até sábado, quando termina a feira. Além dos tunisianos e egípcios também estarão na mostra importadores de outros 33 países, como China, Estados Unidos, África do Sul, Japão, França, Itália, Peru, Venezuela e Uruguai.
Cerca de 1,2 mil marcas de componentes vão ter estandes no Parque de Exposições da Fenac, onde a feira vai ocorrer. Os expositores serão do Brasil, Alemanha, Suíça, Itália, Coréia, China, Holanda, Inglaterra, Argentina, Taiwan, Finlândia, Uruguai, França, Estados Unidos, Rússia, Eslovênia, Canadá, Paquistão, Reino Unido, Espanha, Indonésia, Hong Kong, Turquia, Peru e México. Entre as grandes empresas brasileiras ou que têm unidades no país estarão Amazonas, Basf, Clariant, Dupont e Rhodia.
Várias entidades ligadas ao setor convidaram, com apoio da Agência de Exportações e Investimentos do Brasil (Apex) visitantes de outros países para a feira. A Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para Couro, Calçados e Afins (Abrameq), por exemplo, trouxe 15 importadores da Índia, México, Colômbia e Peru. A Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), convidou 20 empresários de oito países, entre eles os tunisianos e egípcios.
Com a Tunísia
O convite da Assintecal é fruto de um tour que representantes da entidade fizeram no ano passado a vários países para discutir cooperação comercial. Dois dos países visitados foram o Egito e a Tunísia. A viagem à Tunísia aconteceu em novembro do ano passado, como parte de uma missão de empresários brasileiros ao país para as atividades do Conselho Empresarial Brasil-Tunísia. O Conselho é representado no Brasil pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e na Tunísia pela União Tunisiana da Indústria, Comércio e Artesanato (Utica).
Do Conselho Empresarial Brasil-Tunísia partiu a idéia de aproximar os fornecedores de componentes de calçados brasileiros das indústrias de calçados da Tunísia. O vice-presidente de Marketing da Câmara Árabe, Rubens Hannun, vai participar hoje da oficialização do acordo entre os dois setores, em Novo Hamburgo. Ela vai ocorrer às 17 horas no pavilhão da Assintecal na feira e será assinada, pelo lado tunisiano, por um representante da Federação Nacional de Couro e Calçados (FNCC).
As conversas para o acordo começaram em novembro do ano passado. Ele prevê troca de informações entre os empresários dos dois países, divulgação de oportunidades de parcerias, assistência ao parceiro no outro país, principalmente em feiras e seminários, além de promoção de visitas e missões, encontros e pesquisas. Os principais objetivos, porém, são o fornecimento de componentes brasileiros para as indústrias de calçados e couro da Tunísia e a troca de tecnologia.
Fimec
A Fimec surgiu em 1947 na época em que a indústria de calçados do Vale do Sinos, onde é realizada a mostra, estavam em pleno desenvolvimento. Na primeira feira participaram 138 indústrias de 12 países. Atualmente a Fimec está entre as duas maiores feiras de insumos e máquinas para calçados do mundo. Ela concorre, em número de visitantes, expositores e volumes de negócios com a Asia Pacific Leather Fair, que ocorre nos meses de março em Hong Kong.
A mostra ocorre na cidade de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, região que é uma das referências na produção de calçados do Brasil. O Vale agrega desde as indústrias de calçados de grandes marcas, como Azaléia e Beira-Rio, até pequenas fábricas. Ao redor delas está instalada uma gama completa de indústrias fornecedoras, desde fabricantes de couro, solados e palmilhas até de tecidos para calçados, produtos químicos, formas, poliuretano, fivelas e cadarços.
Serviço
Fimec
Data: 05 a 08 de abril
Horário: das 13h às 20h
Local: Parque de Exposições da Fenac – Novo Hamburgo
Site: www.fimec.com.br

