São Paulo – O estande brasileiro na Expo Riva Middle East, feira do setor de calçados que será realizada em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, de 09 a 11 deste mês, vai expor os sapatos masculinos da Sapatoterapia. “Esta vai ser a segunda edição da feira e estamos participando pela segunda vez. Se nos basearmos na primeira, falando especificamente dos negócios realizados, achamos que é muito boa, pois tem atingido nossos objetivos”, afirmou o gerente de exportação da empresa, Daniel Figueiredo.
A Sapatoterapia, com sede em Franca, interior de São Paulo, já exporta há cinco anos para o mercado árabe. Seus clientes são da Arábia Saudita, Kuwait, Emirados, Omã e Líbano. De acordo com Figueiredo, o principal interesse em participar da feira é aumentar a participação na região. “Sempre procuramos novos clientes”, disse.
Segundo o gerente, a empresa tem conseguido vender uma grande variedade de modelos masculinos para os árabes, tanto de sapatos fechados quanto de sandálias. “Sem dúvida é um mercado em potencial, (as vendas para região) têm aumentado a cada ano”, disse. As exportações para os árabes representam cerca de 20% das vendas externas da empresa, que exporta para mais de 50 países.
A organização do estande brasileiro na Expo Riva Middle East é da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), que também está apostando nas vendas do setor para a região. “O mercado árabe está dentro das estratégias do setor calçadista, pois tem um consumo muito relevante no quesito qualidade e alto preço”, afirmou Vivian Laube, assessora de marketing do Brazilian Footwear, programa de promoção das exportações de calçados desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).
Segundo Vivian, no ano passado, os Emirados aumentaram em 21,85% o volume de pares comprados do Brasil, somando 1,329 milhão de pares. Em valor, as exportações cresceram 35,8% para um total de US$ 18,3 milhões. O país árabe está entre os 20 principais mercados do setor brasileiro.
Apesar do crescimento das vendas para a região, houve uma forte queda no número de expositores brasileiros que vão participar da Expo Riva Middle East este ano. Na edição do ano passado, a Abicalçados levou 13 empresas para a feira, o que gerou negócios na ordem de US$ 6,3 milhões. Nessa segunda edição, apenas a Sapatoterapia vai expor no evento.
De acordo com Vivian, a diminuição dos expositores é normal num período de crise internacional, tanto que a Itália também reduziu o número de empresas enviadas. O importante, na sua avaliação, é manter a presença brasileira neste e em outros eventos, para que os compradores tenham confiança na continuidade dos negócios.
Mesmo em tempos de crise, a Sapatoterapia está otimista. “Há o ditado que diz que é com a crise que se pode crescer, e acreditamos piamente nisto”, disse Daniel. “A idéia é realmente aumentar as vendas, continuando com os nossos clientes atuais e abrindo novos. As expectativas são excelentes, pois nosso produto, que é totalmente voltado para a linha de conforto, tem uma identificação muito boa com o mercado árabe”, acrescentou.
A feira
Na primeira edição da Expo Riva Middle East, realizada no ano passado, a feira teve a participação de 250 expositores e mais de mil compradores vindos, principalmente, da região do GCC (Arábia Saudita, Emirados Árabes, Catar, Kuwait, Bahrein e Omã). Acessórios de couro, sapatos e sandálias masculinas, femininas e infantis foram os principais produtos comercializados no evento.
Contato
Sapatoterapia
Site: www.sapatoterapia.com.br
Expo Riva Middle East
Data: 09 a 11 de fevereiro
Local: Expo Center Sharjah, em Sharjah, Emirados Árabes Unidos
Site: www.exporivaschuhme.com