São Paulo – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lançou o Guia de Investimento para o Brasil 2014, contendo as principais informações para os estrangeiros que queiram investir no Brasil. O documento disponível em inglês traz os principais setores com espaço para a atração de capital, além de tratar de temas mais complexos relativos à realização de negócios no País.
“O guia apresenta os setores com mais oportunidades de negócios e também trata de temas sensíveis, como a compra de terras por estrangeiros e licenciamento ambiental”, diz Maria Luísa Cravo, gerente-executiva de Investimentos da Apex.
O documento traz, por exemplo, informações sobre oportunidades no agronegócio brasileiro e também nos setores de tecnologia, como o de semicondutores, e de saúde e fármacos, para os quais o País busca atrair capital, explica Cravo.
“Ele dá também expectativas boas das oportunidades de negócios na área de petróleo e gás, como a lista de equipamentos que a Petrobras vai demandar nos próximos anos para explorar o pré-sal”, conta a gerente. O guia traz ainda oportunidades nas áreas de portos e aeroportos definidas pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL), ligada ao governo federal.
Cravo diz que o documento foi criado para alinhar as informações dos diferentes órgãos que tratam de atração de investimentos para o País. O guia foi feito em parceria com os ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), das Relações Exteriores, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com apoio da Rede Nacional de Informações sobre o Investimento (Renai).
O processo para o desenvolvimento do guia levou cerca de um ano e o documento será renovado anualmente. A edição de 2015 deve começar a ser elaborada no segundo semestre deste ano. Ainda em 2014 o guia deve ganhar uma versão em espanhol.
A promoção do material começou a ser feita na semana passada durante o Encontro Empresarial Brasil-União Europeia, realizado em Bruxelas, na Bélgica. O evento reuniu empresários de diversos setores que receberam o guia impresso e também por meio eletrônico. “Já estamos recebendo demandas de empresas europeias que querem saber mais [sobre investimentos no Brasil]”, relata Cravo.
No dia 15 de abril, será realizada a divulgação do material nos Estados Unidos, durante um evento sobre investimentos no Brasil, que irá abordar temas como inovação, pesquisa e desenvolvimento. De acordo com Cravo, o guia também será divulgado em eventos da unidade de investimentos da Apex e estão planejadas apresentações on-line sobre o documento.
Serviço
O guia pode ser baixado no link: http://www2.apexbrasil.com.br/media/ckeditor/investmentguidetobrasil2014.pdf.
Os investidores que tiverem dúvidas sobre o conteúdo do documento podem entrar em contato com a Apex pelo e-mail investinbrazil@apexbrasil.com.br


