São Paulo – O primeiro carro híbrido flex, ou seja, movido tanto por etanol e gasolina, como por eletricidade, começa a ser produzido na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo. O lançamento foi feito nesta quarta-feira (17) no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.
Com tecnologia brasileira, o veículo Toyota de modelo Corolla terá um motor elétrico e outro de tecnologia flex fuel. O veículo não foi projetado para ser recarregado na tomada, já que as vias públicas brasileiras não estão adaptadas para isso. A propulsão elétrica, que fica armazenada em bateria, é gerada a partir do uso do motor a combustão interna. O consumo de combustível deve ser reduzido em mais de 20%.
O projeto da Toyota recebeu investimento de R$ 1,6 bilhão e deve gerar 900 empregos diretos. “O mais importante é que estamos trazendo tecnologia para o Brasil. Essa tecnologia híbrida flex combina duas tecnologias muito limpas, a tecnologia híbrida e com utilização do etanol”, disse o presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang (esq. na foto).
“Este é um setor muito importante, porque é forte empregador, utilizador de tecnologia, tem uma rede robusta complementar de revendedores, fornecedores e é uma cadeia produtiva de grande importância”, completou o governador João Doria (dir. na foto).
O novo Corolla chega ao mercado brasileiro em outubro, com expectativa de exportação para Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru e Colômbia no ano que vem. O valor de venda não foi divulgado.