São Paulo – Um grupo de 23 empresas brasileiras irá expor seus produtos a compradores de todo o Oriente Médio na Index Dubai, maior feira de mobiliário da região, que ocorre de 14 a 17 de novembro nos Emirados Árabes Unidos.
Os participantes brasileiros ocuparão uma área de 897 metros quadrados e exibirão móveis, como camas, cristaleiras, cadeiras e mesas de centro. Segundo o presidente da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), José Luiz Diaz Fernandez, os móveis brasileiros de dormitórios e salas são os que mais fazem sucesso entre os compradores árabes.
A feira reunirá as mais importantes empresas das áreas de mobiliário, iluminação e cortinas, além de designers de interiores e artes. "A participação brasileira na feira é uma grande oportunidade de diversificar o destino das exportações do país", ressalta Fernandez.
A presença dos brasileiros é iniciativa do Projeto Brazilian Furniture, desenvolvido pela Abimóvel em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Em 2008, as empresas brasileiras realizaram 1.020 contatos, gerando um volume de negócios de aproximadamente US$ 1,1 milhão.
O setor moveleiro exportou, no primeiro semestre de 2009, o equivalente a cerca de US$ 1,5 milhão para os países do Oriente Médio. "O Oriente Médio é um mercado extremamente comprador e continua importante apesar de crise. A Index Dubai é o maior evento de promoção de móveis que o Projeto Brazilian Furniture participa e o que tem maior sucesso", destaca Fernandez.
Nesta edição de 2009, a organização do evento espera receber mais de 1800 visitantes, na área de 36 mil metros quadrados ocupada pela feira. Devem participar também mais de mil expositores de 47 países.