Brasília – O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque (esq., na foto), disse acreditar em parceria entre o Brasil e a Índia para transformar o etanol em uma commodity global. O ministro participou nesta quinta-feira (23) de seminário sobre oportunidades de negócios entre os dois países nas áreas de energia e mineração, em Nova Délhi.
“O Brasil é o maior produtor de etanol de cana-de-açúcar no mundo. A Índia é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar e acho que nós devemos e podemos cooperar nesse âmbito”, disse o ministro em entrevista à TV Brasil. “Essa cooperação envolve o desenvolvimento de tecnologias e o propósito disto vai beneficiar a todos. É o etanol, o biocombustível, se tornando uma commodity internacional”, acrescentou.
No passado, o Brasil já discutiu com outros países esforços para transformar o etanol numa commodity global, principalmente com os Estados Unidos, na época dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e George W. Bush. O projeto, no entanto, não se concretizou. A ANBA deu ampla cobertura ao tema no período.
*Com informações da redação da ANBA