Giuliana Napolitano
São Paulo – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, disse agora há pouco, durante palestra na Associação Comercial de São Paulo, que se a Argentina decidir aplicar a sobretaxa sobre a importação de produtos têxteis brasileiros o Brasil vai recorrer a "uma ação semelhante".
O Ministério do Desenvolvimento se reúne a cada 45 dias com representantes da Argentina para definir ações de comércio exterior e, segundo ele, esse tema deverá estar na pauta da próxima reunião. O ministro falou ainda das conseqüências da gripe do frango para o Brasil. Para ele, a doença deve aumentar o valor das exportações brasileiras, mas não o volume exportado, pelo menos num primeiro momento. "Para que as quantidades sejam aumentadas é preciso reorganizar o processo produtivo", declarou.
O ministro também acredita que as negociações para a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e para o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Européia devem ser finalizadas até o fim deste ano. "Todas as negociações têm momentos de tensão, mas esperamos também conseguir avanços", disse.