Brasil se candidata a sede da COP-25

País quer receber a conferência da ONU sobre o clima em novembro do próximo ano.

Da Redação
anba@anba.com.br

São Paulo – O Itamaraty anunciou nesta sexta-feira (05) que o Brasil é candidato a receber a COP-25, conferência da ONU sobre o clima, de 11 a 22 de novembro de 2019. A candidatura foi comunicada ao Secretariado da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima pela presidência do Grupo de Países Latino-Americanos e Caribenhos (Grulac), atualmente ocupada por Barbados.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, há uma rotação regional das sedes da conferência e no próximo ano caberá a um país latino-americano ou caribenho recebê-la. A indicação do Brasil tem que ser aprovada na COP-24, que será realizada de 02 a 14 de dezembro em Katowice, na Polônia.

Segundo o Itamaraty, o principal objetivo da COP atualmente é concluir a regulamentação do Acordo de Paris sobre o clima, para que o tratado seja plenamente implementado a partir de 2020. Em nota, o ministério destacou que a realização da COP-25 no Brasil “reflete o consenso da sociedade brasileira sobre a importância e a urgência de ações que contribuam no combate à mudança do clima”.

Mauro Pimentel/AFP

Publicações relacionadas