São Paulo – O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) declarou nesta quarta-feira (18), em notificação enviada à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que o Brasil é um país livre de influenza aviária. Oficialmente, a declaração é de fim do vazio sanitário, iniciado em 22 de maio e com respeito de dois ciclos de vida do vírus em um total de 28 dias. O País registrou seu primeiro e único caso comercial de gripe aviária em uma granja na cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul.
Após o Brasil confirmar o caso na cidade gaúcha, diversos países, por protocolo, suspenderam as compras de carne de frango de Montenegro, do Rio Grande do Sul ou, até, mesmo, do Brasil. Entre esses, estão incluídos países árabes.
Em nota, o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, afirma que com a autodeclaração o Brasil dá um “passo definitivo” para agilizar as negociações para que mercados que ainda apliquem restrições ao produto brasileiro retomem as compras. “Estamos confiantes no rápido restabelecimento da normalidade no fluxo dos embarques e no reforço de nosso papel em prol da segurança alimentar global”, afirmou Santin no comunicado.
Leia mais:
Foco da gripe aviária está contido, diz ministro