Alexandre Rocha
São Paulo – Se 2005 foi o Ano do Brasil na França, 2006 será vez da Alemanha receber uma série de atividades voltadas para a promoção de produtos brasileiros. A Agência de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil (Apex) vai aproveitar o gancho da Copa do Mundo de Futebol, que vai ocorrer entre junho e julho, para levar adiante uma forte campanha promocional no país sede do mundial.
Ao todo serão 30 eventos, antes e depois da Copa, com a participação de 18 setores. A idéia é atrelar a imagem vencedora que o Brasil tem no futebol aos seus produtos. Para a campanha será utilizado um extenso material de propaganda e comunicação e foi criado um slogan: “we do it different”, ou “nós fazemos diferente”.
De acordo com o presidente da Apex, Juan Quirós, a idéia é dizer que as empresas brasileiras trabalham com soluções inéditas, diversidade de produtos e preços competitivos. Com a campanha, a Apex espera atrair atenção não só consumidor alemão, mas de todo o mundo, dada a visibilidade internacional da Copa.
“Vamos atender o resto da Europa e do mundo”, disse Quirós hoje (19) pela manhã durante o lançamento da campanha em São Paulo. Segundo ele, serão investidos R$ 22 milhões no projeto e espera-se um retorno de US$ 420 milhões em negócios. Já está programada a participação de 800 empresas nacionais, mas na avaliação do presidente da Apex o número poderá ultrapassar a marca de mil companhias.

