São Paulo – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e a Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) vão assinar na terça-feira (10), em São Paulo, um convênio para promover a arte brasileira no exterior. Ele envolve 37 galerias.
De acordo com nota da Apex, o acordo terá duração de dois anos e contempla a participação de galerias brasileiras em feiras internacionais, como a Art Basel, na Suíça, a Bienal do Mercosul, no Brasil, a Frieze, no Reino Unido, a Art Basel Miami Beach e a Armory Show, ambas nos Estados Unidos, e a SP Arte, em São Paulo. A assinatura do convênio vai ocorrer na pré-abertura da SP Arte.
A Apex informa que, de 2007 a 2010, o projeto foi tocado em parceria com a Fundação Bienal de São Paulo. No ano passado, as exportações resultantes do convênio renderam US$ 10 milhões, em 2009 o valor chegou a US$ 15 milhões.
Ainda de acordo com a agência, os principais mercados do projeto em 2010 foram os Estados Unidos, Suíça, Reino Unido, Espanha, México, Emirados Árabes Unidos e Suécia.