São Paulo – O laboratório goiano Teuto acaba de receber a primeira certificação do Ministério da Saúde da Líbia autorizando uma empresa farmacêutica brasileira a vender remédios àquele país.
O processo, que vinha se desenvolvendo desde 2007, e incluiu uma visita de representantes do governo líbio ao laboratório em outubro do ano passado, foi finalizado este mês. Agora, o Teuto já negocia seu primeiro pedido com uma distribuidora farmacêutica líbia.
"Temos um representante no país, que está negociando o primeiro pedido para ser entregue ainda este semestre", conta o diretor de Exportação do laboratório, Rodrigo Macedo.
Ele diz que a principal adequação exigida pelo governo da Líbia foi em relação às embalagens, que precisaram ser traduzidas para o árabe. "Não houve adequação técnica (referente às fórmulas dos remédios)".
Segundo Macedo, uma vez que o laboratório recebeu a certificação do governo líbio, ele pode vender todos os seus produtos ao país árabe. A venda que está sendo negociada inclui genéricos como antiinflamatórios, anti-hipertensivos, vitaminas, entre outros.
O Teuto exporta para países da América Latina, América Central, África e Portugal. A Líbia será o primeiro país árabe do norte da África a entrar na lista de compradores internacionais do laboratório.
Atualmente, as exportações representam cerca de 2% das vendas do Teuto. Macedo explica que este baixo percentual deve-se ao tamanho do mercado farmacêutico brasileiro. "É o quinto mercado mundial", diz.
Ele relata que a intenção do laboratório é aumentar esta parcela para 5% até 2013. "Uma estratégia para chegar a este 5% é a inserção nos países árabes".
Oriente Médio
Na Arábia Saudita, a Organização Saudita de Padrões, Metrologia e Qualidade (SASO) certificou o Teuto para a venda de quatro de seus cosméticos (produto antienvelhecimento, lenço umedecido, sabonete de higiene íntima feminino e enxaguante bucal). De acordo com Macedo, após esta aprovação, o Teuto já fechou um pedido de "grandes quantidades" para aquele país.
O executivo diz que o laboratório fechou uma parceria com uma distribuidora local de farmácias que, inicialmente, atenderá toda a Arábia Saudita e, posteriormente, deverá abranger todos os países do Golfo.
O Teuto participa ainda de um processo de certificação pelo Comitê Central de Registro de Drogas do Golfo (GCC-DR) para 23 de seus medicamentos.
Serviço
Laboratório Teuto
Fone: 55 62 3310 2000
E-mail: export@teuto.com.br

