Brasileira lança livro de memórias do mundo árabe

Simone Bica lançou o livro ‘Diário do Oriente: Percurso de uma alma beduína’ em janeiro, no Brasil, e agora pretende lançar uma edição bilíngue em inglês e português.

Bruna Garcia Fonseca
bruna.garcia@anba.com.br

São Paulo – A gaúcha Simone Bica lançou o livro “Diário do Oriente: Percurso de uma alma beduína” no início deste ano, no Rio de Janeiro (foto acima), e pretende lançar ainda em 2019 uma versão bilíngue, em inglês e português, para o mundo árabe. Segundo a autora, que falou à ANBA de Amã, na Jordânia, o livro trata sobre o Oriente Médio e sua trajetória em terras árabes, fazendo uma imersão na história, língua, hábitos e costumes.

Bica teve o primeiro contato com o mundo árabe ao começar a estudar o idioma com seu marido, na Suíça, em meados de 2015. “Meu marido é suíço, nós sempre gostamos de aprender novos idiomas, e fizemos o curso de árabe em alemão. Foi um grande desafio, e acabei me apaixonando pela cultura árabe”, contou.

Capa do livro de Bica

No mesmo ano, Bica foi fazer um intercâmbio voltado ao estudo do idioma na Jordânia e ficou em uma casa de família na capital, Amã. “Deu tão certo que hoje eles são minha família, voltei algumas vezes por conta própria e continuo me hospedando com eles”, disse. Ela está passando uma temporada de três meses no país e falou que, além da Jordânia, já conheceu Omã e os Emirados Árabes Unidos. “No livro, tem crônicas principalmente passadas na Jordânia e também uma sobre Omã; os Emirados acabaram não entrado na edição final”, informou. Bica deseja conhecer todos os países árabes ao longo dos próximos anos.

“A proposta do livro é inserir, de forma interativa, as pessoas no universo árabe de forma leve e concisa; é uma viagem comigo através dos lugares, suas histórias e minhas experiências verídicas neste universo, a fim de desmistificar todo tipo de preconceito”, contou Bica, que além de idiomas, estuda Psicologia. A parte interativa do livro é um QR code que permite que o leitor tenha acesso a vídeos das viagens de Bica. “Quero mostrar o quanto temos a aprender e a agradecer a esta cultura”, complementou.

O livro traz 43 crônicas em 118 páginas, histórias ambientadas em cidades como Petra, Amã, Madaba, Aqaba e na região do Mar Morto. “Eu quis exprimir uma [necessidade] latente que tomou tamanha proporção e precisava ser compartilhada. O amor por um povo e uma cultura tão diversa, tão diferente da minha, mas quando aqui, estou em terras arábicas, não sinto diferença”, declarou. “Eu tinha receio [de ir para um país árabe], mas foi superado e minha alma encontrou seu lugar; aqui em terras arábicas, sou Simone por completo”, concluiu.

“Diário do Oriente: Percurso de uma alma beduína” está sendo vendido pelo site da editora Autografia e pela Livraria da Travessa online, a R$ 37,00.

Serviço

Diário do Oriente: Percurso de uma alma beduína
Simone Bica
118 páginas
Editora Autografia
ISBN 978-85-518-1463-5

Divulgação
Divulgação

Publicações relacionadas