São Paulo – O escritor brasileiro residente no Líbano Roberto Khatlab vai participar do 1º Encontro e Exposição Mundial de Escritores Brasileiros no Exterior, que ocorrerá no dia 20 de setembro, na Embaixada do Brasil em Londres, na Inglaterra. Cerca de 40 autores de diversas regiões, desde Europa até Estados Unidos, estarão presentes e Khatlab será o único representante do Oriente Médio.
Khatlab tem 17 livros publicados, com edições no Brasil em português e no exterior em árabe, francês, inglês e espanhol. A maioria dos livros trata do tema da imigração árabe no Brasil e brasileira nos países árabes. O paranaense também aborda em suas obras história, religiões e cultura do Oriente Médio. “É minha contribuição para guardar o patrimônio das relações Brasil-Oriente Médio”, disse ele por email à ANBA.
A organização do encontro é da professora e pesquisadora Else Vieira, com apoio da Queen Mary University of London, Universidade Federal de Juiz de Fora, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, Associazione Culturale Internazionale Mandala e Fundação Focus Brasil.
Além do brasileiro que mora no Líbano, participam escritores do País que vivem nos Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Bélgica, Guiana Francesa, Noruega, Suíça, Alemanha, Holanda, Itália e Canadá. Entre os nomes estão Valdívia Beauchamp, dos Estados Unidos, Silvia Dreys, da Noruega, Ricardo Stemberg, do Canadá, Nelsi Emília Torres-Stocker, da Suíça, Ivna Maluly, da Bélgica, e Ângelo Ishi, do Japão.
Eles debaterão uma série de assuntos, a maioria focada no trabalho dos escritores brasileiros no exterior e suas atuais condições. Os novos paradigmas da literatura brasileira é um dos temas, assim como a visibilidade desse fenômeno moderno que é a atuação dos autores do País no exterior, o papel da mídia neste processo, a interseção entre a criação poética e a pesquisa literária, a literatura e outras mídias e artes, a emigração e a literatura de memórias, entre outros.
Khatlab vai abordar a literatura e a pesquisa sobre emigração e imigração. O escritor é nascido em Maringá e naturalizado libanês. Atualmente ele é também diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina (Cecal) da Université Saint-Esprit de Kaslik (USEK) do Líbano. O encontro ocorre entre 9h e 22h.