São Paulo – A participação brasileira na Automechanika Middle East, feira do ramo de autopeças que ocorreu no mês passado em Dubai, foi considerada um sucesso pelas empresas e entidades expositoras. A Agência de Promoção das Exportações e Investimentos do Brasil (Apex) e o Sindicato Nacional de Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) levaram nove companhias para a mostra.
“É a melhor feira do setor da região. Ela cresceu em relação a 2007 e as empresas voltaram satisfeitas, todas fecharam negócios”, disse à ANBA o conselheiro da área de feiras e eventos do Sindipeças, Theophil Jaggi.
Segundo ele, uma das vantagens da mostra é que ela atrai empresários de diversos países do Oriente Médio, África e Ásia, e o Brasil vende veículos para diferentes mercados nessas regiões. “O nosso setor, de peças de reposição, atua onde existem produtos brasileiros, sejam carros de passeio ou veículos pesados”, declarou.
Jaggi acrescentou que o Oriente Médio em especial sempre comprou veículos do Brasil. De acordo com ele, 71% das pessoas que visitaram o estande eram da região, sendo 32% dos Emirados Árabes Unidos, 18% do Irã, 6% do Egito e 5% da Arábia Saudita. Muitos distribuidores mantêm depósitos na Zona Franca de Jebel Ali, em Dubai.
O pavilhão atraiu também visitantes da Ásia (10%), Europa (9%), África (6%) e das Américas (2%). No total, segundo Jaggi, foram cadastradas 325 visitas ao estande. Ele acrescentou que todas as empresas que participaram demonstraram interesse em expor novamente no próximo ano.
A companhias que estiveram em Dubai são a DHB Componentes Automotivos, Freios Farj, Frum Tecnologia e Freios, Keko, NWO-Drucklager, RCN-RFI, Suporte Rei, S.Y.L. Pastilhas de Freio e Vibrasil-Top Leather.
A feira reuniu 950 expositores, ante 811 no ano passado. Ela recebeu 18,5 mil visitantes de 127 países, contra 12,5 mil de 100 nacionalidades em 2007. A mostra ocupou um espaço de 23 mil metros quadrados no Dubai World Trade Center.
O setor brasileiro de autopeças exportou o equivalente a US$ 9,1 bilhões no ano passado, um aumento de 17,1% em comparação com 2006. Para este ano, o Sindipeças estima que as vendas externas cheguem a US$ 10 bilhões.
A atividade teve um faturamento de quase US$ 36 bilhões em 2007, um crescimento de 13% em comparação com o ano anterior. A previsão para 2008 é de uma receita de US$ 45,1 bilhões.