Alexandre Rocha
alexandre.rocha@anba.com.br
São Paulo – O Grupo Cacique, dono da marca Café Pelé, quer estabelecer uma parceria forte e duradoura no Golfo Arábico. É com esse objetivo que a empresa vai participar da Gulfood, feira do ramo de alimento que será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 24 e 27 de fevereiro. Ela é uma das companhias que vão expor no estande organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e pelo Ministério da Agricultura.
“Queremos parceiros fortes, que promovam nossos produtos e tenham uma boa distribuição”, disse à ANBA a responsável pelas exportações ao mundo árabe, Argélia Andrade. A empresa vai mostrar aos importadores da região sua linha de café solúvel e também seu café torrado e moído gourmet, todos com a marca Pelé.
“A região tem um potencial muito bom”, afirmou Andrade. E a empresa sabe disso por experiência própria, pois está presente no Oriente Médio há cerca de 25 anos. Faz 10 anos que a Cacique tem um distribuidor na Jordânia, que vende também ao Iraque. Hoje ela exporta também ao Líbano, onde tem outro distribuidor, Argélia, Líbia, Tunísia e Marrocos. No ano passado a companhia exportou 117 toneladas de café solúvel ao Oriente Médio e Norte da África
No Golfo, apesar de já ter feito negócios na Arábia Saudita, a empresa ainda não tem uma presença forte. Neste sentido, ela quer ter um parceiro com experiência no ramo e que tenha condições de dar suporte à marca. Segundo Andrade, a Cacique entra com a marca, que é famosa no mercado, inclusive por sua associação com o Rei do Futebol, com material promocional e com ajuda em outras áreas, como negociação de fretes mais baratos com companhias de navegação.
Em contrapartida, a Cacique quer que o parceiro compre regularmente, faça marketing dos produtos e tenha uma boa rede de distribuição. Na seara da publicidade a companhia conta com um diferencial que é o seu garoto-propaganda, o próprio Pelé. Sua foto está em anúncios da empresa e sua assinatura em material promocional, como camisetas e bolas.
Um outro facilitador são as embalagens. O rótulo do Café Pelé tem dizeres em 14 idiomas, inclusive o árabe, já que a empresa vende para 76 países. Embora tenha uma marca consolidada, a companhia está preparada para atender às especificações do cliente. A embalagem pode ser adaptada para receber dizeres em uma língua específica.
Além disso, ela pode exportar café solúvel já com a marca próprio do importador. No caso do Marrocos, por exemplo, o produto é comercializado sob o nome Asta Café, do parceiro no país. A Cacique ainda produz blends de acordo com o gosto de cada mercado.
A Cacique exporta cerca de 18 mil toneladas de café solúvel por ano, o que representa a maior parte da sua produção, e emprega 1,2 mil funcionários.
Contato
Café Pelé
Argélia Andrade
Tel: +55 (11) 2175-2739
Fax: +55 (11) 2175-2731
E-mail: argeliaandrade@cafepele.com.br
Site: www.cafepele.com