São Paulo – A fabricante de calçados Stefanello está em busca de novos clientes no exterior. A indústria, que tem sua sede em Franca, no interior de São Paulo, produz cerca de 20 mil pares de calçados por mês, dos quais 20% a 30% são exportados.
“Queremos exportar mais. Para isso, colocamos uma pessoa dedicada ao mercado externo. Tem épocas em que as vendas no mercado interno caem bastante e queremos suprir isso com novos mercados”, afirma Jaime Borges, diretor da Stefanello.
As vendas externas da empresa já chegaram a representar 90% de sua produção. As variações cambiais, no entanto, fizeram com que houvesse uma expressiva redução nos embarques.
Atualmente, a empresa vende para os países da América do Sul, que são seu principal mercado, além de Alemanha, Espanha, Grécia e Arábia Saudita. Para os árabes, as vendas começaram há cerca de dez anos, por meio de contatos feitos em feiras como a Couromoda e a Francal, principais eventos do setor calçadista no Brasil.
Hoje, a Stefanello mantém um cliente em Jeddah, na Arábia Saudita, que acaba de fechar um novo pedido, de três mil pares. “É a segunda vez que vendemos para este cliente. As vendas são sempre feitas nas feiras. Eles compram uma vez e, depois, na próxima feira, vêm atrás de modelagens novas. É raro eles repetirem produtos”, conta Borges.
A companhia produz calçados masculinos e femininos, entre sapatos, sandálias e botas. Para os sauditas, diz Borges, as vendas são sempre de sapatos masculinos. “Vendemos nossa linha de sapatos de conforto. Eles somente pediram para trocar a forração, que era sintética, e eles queriam de couro”, explica o executivo.
Apesar de nunca ter participado de feiras internacionais, os eventos no exterior estão nos planos da empresa. “Temos esse projeto para o segundo semestre”, destaca Borges. Sobre os países árabes, ele afirma que “é um dos mercados mais promissores para os calçadistas”. “Os árabes tem um respeito muito grande pelos brasileiros e isso ajuda muito. Eu acredito que a tendência é melhorar bastante”, afirma. Para ele, a Arábia Saudita deve continuar como foco da empresa na região.
Fundada em 1994, a Stefanello tem 120 funcionários e um faturamento mensal de R$ 1,2 milhão.
Contato
Stefanello
Tel.: (16) 3701-2147
E-mail: stefanello@stefanello-cal.com.br
Site: www.stefanello-cal.com.br