Marina Sarruf
São Paulo – O grupo Calçados Azaléia, um dos cinco maiores do setor no mundo, vai abrir este ano a sua primeira loja em um país árabe, em Riad, capital da Arábia Saudita. O responsável pela abertura da 7ª loja da empresa fora do país é o próprio representante local do grupo. No total, existem 71 lojas exclusivas da empresa no Brasil e exterior. A Calçados Azaléia conta com unidades comercias próprias nos Estados Unidos, Europa, Chile, Colômbia, Peru e México.
A empresa exporta para o mercado árabe as marcas Azaléia e Dijean, linhas de calçados femininos para adolescentes e adultos, há 10 anos. Entre os países árabes que importam calçados do grupo estão Arábia Saudita, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Omã, Líbano e Egito. Segundo o diretor de marketing do grupo, Paulo Santana, existe a possibilidade de a empresa começar a exportar também para a região a nova linha de calçados pré-adolescente, a Funny, lançada ontem (10), em São Paulo. "Nossa meta agora é atingir 15% desse segmento na América Latina nos próximos dois anos, mas há possibilidade de que a linha seja exportada também para os países árabes", afirmou.
De acordo com Santana, os países árabes têm um clima quente e as sandálias fabricadas pela empresa vão de acordo com a exigência das mulheres da região. A linha Funny será apresentada aos lojistas na Couromoda, Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro, que começa hoje em São Paulo. "Esperamos contatos de representantes árabes durante a feira", disse.
Para pré-adolescentes
A marca Funny tem como público alvo meninas com idades entre sete a 12 anos. A linha inclui oito modelos com até cinco cores de botas, tênis, sandálias e papetes. A numeração no país vai do tamanho 27 ao 34, com preços que variam entre R$ 39 e R$ 79. A produção inicial da marca será de 15 mil pares por dia e 30% desse total será voltado para o mercado externo.
Segundo Santana, a previsão de faturamento com a nova linha é de R$ 70 milhões em 2005. Até o final do ano o diretor acredita que vai ter investido com o segmento R$ 5 milhões. No ano passado a Azaléia estima ter faturado R$ 1 bilhão, o que significa um crescimento de 25% em relação ao ano de 2003. No total, foram investidos R$ 70 milhões em marketing em 2004 e a empresa alcançou uma produção anual de 36 milhões de pares de sapatos.
De acordo com informações da Azaléia, o segmento infantil no Brasil movimenta 180 milhões de pares de calçados por ano, dos quais 118 milhões são femininos.
Além da Funny, Azaléia e Dijean, a empresa trabalha com as linhas esportivas Olympikus e Asics. As marcas Azaléia e Dijean correspondem a 8,9% do volume do mercado feminino nacional e 35% do volume do segmento premium (sapatos com valor acima de R$ 29,90). Elas representam 38% do faturamento da empresa.
A marca Olympikus é líder no segmento esportivo em tênis e acessórios no mercado nacional. A linha corresponde a 10,3% do volume do mercado esportivo nacional e 42% do volume do segmento preminum (tênis acima de R$ 58). A Olympikus representa 42% do faturamento da empresa.
No total, o grupo exporta para mais de 80 países. A América Latina representa 70% das exportações, os Estados Unidos 10% e a Europa 15%. O mercado externo corresponde a 25% da produção da empresa.
Responsabilidade Social
Fundada em 1958 no Rio Grande do Sul, a empresa começou a exportar em 1990. A Azaléia conta com 40 unidades de produção nos estados do Rio Grande do Sul, Bahia e Sergipe. A empresa tem 2.750 mil pontos de vendas no mundo. São mais de 16 mil funcionários que atuam na empresa.
A Azaléia é também conhecida pelo seu programa social de atendimento aos funcionários, voltado para as áreas de saúde, educação, habitação, segurança, transporte e lazer.