São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira anunciou nesta terça-feira (31) uma série de ações para 2012. A entidade celebra 60 anos de existência e pretende marcar a data com iniciativas comercias e culturais.
Entre os destaques está o lançamento de um novo produto, o InfoBiz, um banco de dados online com informações sobre o mundo árabe. “São dados econômicos, de mercado, impostos, tudo o que se relaciona com a entrada de um produto no mercado”, explicou o presidente da Câmara Árabe, Salim Taufic Schahin, em entrevista coletiva realizada na sede da entidade, em São Paulo.
As informações estarão disponíveis em português, inglês e árabe. O InfoBiz vai estar disponível até o final de março. Parte do conteúdo poderá ser acessada livremente, mas informações mais estratégias estarão disponíveis apenas para os associados da Câmara. O sistema terá ainda dados sobre cultura e turismo.
Ao completar 60 anos, a entidade programa também o lançamento de um livro contando sua história e de um selo comemorativo dos Correios.
Na área de promoção comercial, Schahin e o CEO da Câmara Árabe, Michel Alaby, falaram da participação em feiras de negócios, como a Djazagro, do ramo de alimentos e agricultura, que ocorre em abril, na Argélia; e de dois projetos compradores que vão trazer importadores árabes para negociar com empresas brasileiras em feiras nacionais.
O primeiro será realizado durante a Expo Revestir, mostra de revestimentos cerâmicos que ocorre em abril, em São Paulo. Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), a entidade trará consultores de design e arquitetos para conhecer os produtos brasileiros. No evento, haverá também um Projeto Imagem, que consiste em trazer ao País dois jornalistas especializados no setor de construção, um dos Emirados Árabes Unidos e outro do Catar, para conhecer o mercado brasileiro.
Em junho, acontece o projeto comprador ligado à feira da Associação Paulista de Supermercados (Apas), na qual compradores árabes de alimentos participarão de negociações com fornecedores brasileiros na sede da Câmara Árabe. Schahin destacou a importância destes dois projetos. “É sempre importante visitar o Brasil”, ressaltou o executivo, ao lembrar que os árabes valorizam o contato pessoal.
A entidade promoverá ainda atividades como um Festival de Gastronomia Árabe, a comemoração do Dia da Comunidade Árabe, em 25 de março, uma exposição de artes em parceria com o Instituto do Mundo Árabe de Paris, além de workshops sobre cultura e comércio com os árabes.

