Câmara Árabe apoia Modelo das Nações Unidas da USP

O embaixador Osmar Chohfi, vice-presidente de Relações Internacionais da entidade, foi convidado do evento nesta quinta-feira e participou de painel sobre o Oriente Médio e o Norte da África.

Da Redação
anba@anba.com.br

São Paulo – A edição deste ano do Modelo das Nações Unidas da Universidade de São Paulo (USPMUN) teve início nesta quinta-feira (05). O objetivo do evento é disseminar as melhores práticas em negociação e difundir conhecimento e produção acadêmica sobre relações internacionais, política, diplomacia, direito, economia, oratória e gestão de conflitos. O USPMUN irá até domingo (08) e deve contar com a participação de mais de 400 estudantes de mais de dez estados e oito países.

Esta é a segunda edição que conta com o apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Para representá-la, o embaixador Osmar Chohfi, vice-presidente de Relações Internacionais da entidade, participou da solenidade de abertura e foi palestrante em um dos comitês, para falar sobre a situação econômica dos países do Oriente Médio e Norte da África, com foco na economia islâmica. O painel teve duração de 1h30. Chohfi falou por cerca de trinta minutos, e depois houve um diálogo com os dezesseis estudantes de diferentes universidades que participaram do comitê. Cada um representava um país das regiões. Na foto acima, Chohfi (dir.) com Leonardo Racy, um dos organizadores do evento.

“Fiz uma apresentação sobre os aspectos da situação econômica e social da região, com ênfase nas perspectivas econômicas para o período de 2019 e 2020”, disse Chohfi. Ele comentou sobre aspectos das relações comerciais entre o Brasil e o mundo árabe, a importância do tema da segurança alimentar nessa relação e, a pedido dos participantes, fez uma avaliação sobre a posição dos países do Norte da África e do Oriente Médio num contexto internacional mais amplo. “Os participantes desse painel demonstraram grande interesse nas relações do Brasil com o mundo árabe”, afirmou Chohfi.

Cerca de 250 universitários de todo o Brasil se reuniram no Largo São Francisco, sede da faculdade de Direito da USP, no centro de São Paulo. Na abertura, o embaixador, que é formado na faculdade,  falou sobre a importância das relações do Brasil com o mundo árabe no campo econômico e comercial. “Este evento é de extraordinário significado porque demonstra o interesse dos estudantes pelas Relações Internacionais do Brasil, o conhecimento que eles têm sobre o cenário internacional, além do papel do Brasil na atual conjuntura”, disse Chohfi.

As demais sessões ocorrem na Faculdade de Economia e Administração da USP (FEA-USP), na Cidade Universitária, na capital paulista.

Divulgação

Publicações relacionadas