São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira e o Centro de Promoção de Exportações da Tunísia (Cepex) firmaram nesta quinta-feira (05) um acordo de cooperação para a realização de ações conjuntas.
O documento foi assinado na sede da Câmara Árabe, em São Paulo, pelo vice-presidente de Comércio exterior da entidade, Rubens Hannun, e pelo vice-gerente geral do Cepex, Riadh Attia. “É um acordo que tem por objetivo tornar os negócios e as exportações entre Brasil e Tunísia mais efetivos”, destacou Hannun.
Hannun é também cônsul honorário da Tunísia em São Paulo e presidente da parte brasileira do Conselho Empresarial Brasil-Tunísia. Segundo ele, a ideia é que o acordo se integre aos trabalhos realizados pelo conselho empresarial. O órgão reúne empresários de diferentes setores das duas nações.
De acordo com Hannun, o acordo estabelece a troca de informações comerciais entre as duas entidades e também a possibilidade de intercâmbio de estagiários, para que haja um melhor entendimento de funcionários das duas instituições sobre o funcionamento de negócios em ambos os países.
Hannun falou sobre as ações conjuntas que já foram definidas com a assinatura do acordo. “A participação na Apas (feira da Associação Paulista de Supermercados) continua e provavelmente teremos uma participação nossa em uma feira lá [na Tunísia]”, disse.
Ele citou também possíveis projetos de promoção comercial entre as duas partes. “Precisamos começar a fazer ações de marketing. A ideia é que se passe a ter uma promoção maior dos produtos do Brasil na Tunísia e da Tunísia no Brasil”, ressaltou.
Para Attia, da Cepex, o acordo fortalece a cooperação entre as duas entidades. “A Câmara Árabe pode nos prover de informações que são muito importantes para as empresas tunisianas, porque não temos ideias claras e detalhadas sobre as oportunidades oferecidas pelo mercado brasileiro. Não temos muitas informações sobre a parte regulatória aqui, sobre os canais de distribuição, sobre as taxas e impostos. Acho que a Câmara Árabe pode nos dar toda a ajuda que precisamos nesse campo”, afirmou o vice-gerente geral.
Ele destacou também que a agência tunisiana pode contribuir com a instituição brasileira. “A Cepex está à disposição da Câmara Árabe e dos empresários brasileiros para ajudar a colocá-los em contato com o governo da Tunísia, com as estruturas privadas e com os empresários da Tunísia para que eles construam suas próprias parcerias, não somente no campo comercial, mas também no de investimentos”, disse Attia.
O executivo apontou que seu país pode servir como ponte de acesso a nações próximas. “Sugiro que as empresas brasileiras foquem nos investimentos na Tunísia também para alcançar mercados vizinhos, como a Argélia, Líbia e países da África Subsaariana, que oferecem enormes oportunidades para empresas brasileiras”, disse.
Para Sabri Bachtobji, embaixador da Tunísia em Brasília, o acordo vem consolidar o relacionamento já existente entre as duas instituições. “Este acordo permite estruturar as relações de cooperação que já existem entre a Cepex e a Câmara Árabe. Ele permite uma assistência mútua entre as duas partes”, apontou.
Segundo o diplomata, o acordo prevê ainda que as duas entidades utilizem seus meios de comunicação próprios para a divulgação do conteúdo dos eventos econômicos e comerciais realizados entre as partes.
Michel Alaby, diretor-geral da Câmara Árabe, destacou a importância da assinatura do acordo para o fortalecimento das relações bilaterais entre brasileiros e tunisianos.