São Paulo – Trabalhar para diversificar a pauta comercial e promover os investimentos entre o Brasil e os países árabes foram os dois principais assuntos discutidos na reunião desta terça-feira (29) entre representantes da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e da Liga dos Estados Árabes no Cairo, Egito. A troca comercial entre o Brasil e os países árabes ainda é concentrada em exportação de commodities agrícolas pelo Brasil e vendas de fertilizantes, petróleo e seus derivados pelos países árabes.
Nesta semana, o presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, o secretário-geral e vice-presidente de Relações Internacionais da instituição, Mohamad Mourad, e o chefe do escritório da Câmara Árabe no Egito, Micheal Gamal, realizam uma série de encontros no país do Norte da África. Nesta terça-feira, estiveram com o secretário-geral assistente e chefe de Relações Econômicas da Liga dos Estados Árabes, Al Ibrahim Al-Malki, e com a diretora do departamento de Relações Econômicas da instituição, Rihab Hamid. Eles também se reuniram com o embaixador do Brasil no Cairo, Paulino Franco de Carvalho Neto.
A Liga Árabe e a Câmara Árabe concordaram em promover os 22 países árabes no Brasil, inclusive com a realização de fóruns, seminários e a cooperação bilateral. Chohfi disse que o Brasil e tudo o que se relaciona com o país têm grande prestígio entre as lideranças locais. “Estão abertos à cooperação nas áreas econômica e social e apreciam e desejam a presença da Câmara Árabe no Egito”, afirmou Chohfi.
Os executivos da Liga Árabe manifestaram o interesse em participar, em 2025, da próxima edição do Global Halal Business Forum, evento que será promovido pela Câmara Árabe e pela certificadora Fambras Halal.
Reunião com embaixador brasileiro no Egito
No encontro com o embaixador Paulino Neto na embaixada do Brasil no Cairo, Mourad e Chohfi comentaram que haverá oito empresas brasileiras expondo seus produtos na feira de alimentação Food Africa, que será realizada na cidade entre 3 e 5 de dezembro. A participação das companhias nacionais é uma iniciativa do projeto Halal do Brasil, que tem por objetivo promover no exterior os produtos halal feitos no Brasil. O projeto é uma parceria da Câmara Árabe e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Também no encontro com o embaixador, as oportunidades de diversificação da pauta comercial foram discutidas, assim como se falou do potencial de investimentos de empresas brasileiras no país e da cooperação entre a embaixada e a Câmara Árabe nas atividades comerciais realizadas no Egito. Na segunda-feira (28), os executivos da Câmara Árabe se reuniram com o ministro das Relações Exteriores do Egito, Badr Abdelatty, e com o secretário-geral da União das Câmaras Árabes, Khaled Hanafy.
Leia também:
Egito quer atrair empresas brasileiras
Embaixador Paulino Neto assume posto no Cairo em agosto