São Paulo – O diretor-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, se reuniu nesta quarta-feira (24) com empresas e integrantes da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) que irão participar de uma missão ao Catar e aos Emirados Árabes Unidos na próxima semana. Além de discutir a programação da viagem, Alaby apresentou uma palestra sobre o ambiente de negócios nos países que receberão a delegação brasileira.
Os Emirados Árabes Unidos, onde fica Dubai, concentram quase metade dos projetos de construção do Golfo. As principais obras são a ampliação do aeroporto Al Maktoum e a construção do polo Dubai Industrial City. Dubai concorre para receber a Feira Mundial de 2020, investe na ampliação da capacidade hoteleira e na infraestrutura.
Já o Catar se prepara para sediar a Copa do Mundo de 2022 e para isso está ampliando sua infraestrutura de transportes. Até a Copa, 240 hotéis deverão ser construídos no país, que tem crescido a uma taxa de 10% a 20% ao ano. As exportações brasileiras para o Catar, que caíram nos últimos três anos, voltaram a crescer em 2012.
A programação da missão inclui, entre outros, visitas a obras e à feira Big 5, a maior da construção civil no Oriente Médio, que será realizada entre os dias 5 e 8 de novembro em Dubai. “Quem for a Doha e a Dubai terá a oportunidade de conhecer desde trâmites para a elaboração da obra até métodos, materiais e tecnologias utilizadas”, disse Alaby.

