São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe SP) firmaram nesta terça-feira (02) um acordo de cooperação para promover os produtos das empresas de São Paulo nos países do Oriente Médio e Norte da África e atrair companhias daquela região para o estado brasileiro.
O documento foi assinado por Marcelo Sallum, presidente da Câmara Árabe, e Juan Quirós, presidente da Investe SP. “Nós acreditamos muito nessa união porque são entidades que têm a mesma missão. Temos tudo para ter uma parceria duradoura e muito vitoriosa”, disse Sallum durante encontro na sede da Investe SP.
“Queremos planejar uma missão das empresas paulistas com a Câmara Árabe. Vamos definir para esse ano ainda a participação em uma missão”, destacou Quirós, sugerindo que a viagem ocorra em setembro ou novembro. No encontro, ficou definido que a Câmara Árabe vai apresentar seu calendário de eventos à agência paulista para que seja escolhida a melhor data para a missão.
“Nós vamos levar empresas paulistas, pequenas e médias, a participar destes eventos. Então, esse memorando de entendimento já sai com um aspecto prático, que é a participação das empresas paulistas em uma missão comercial para os países árabes”, ressaltou Quirós.
Segundo o executivo, os principais setores da indústria de São Paulo a serem promovidos nos países árabes são os de alimentos processados, máquinas e equipamentos agrícolas, equipamentos médico-hospitalares e remédios.
Quirós lembrou ainda que a Investe SP está trabalhando na implementação de um centro de distribuição para os produtos paulistas em Dubai. O anúncio da criação do centro foi feito no início de junho, conforme noticiado pela ANBA.
Para Sallum, a assinatura do acordo é a formalização de uma parceria entre as duas entidades que, na prática, já vem ocorrendo há algum tempo e que tem sido bem sucedida.
“Acho que nós podemos, agora, nos unir e buscar oportunidades para que as empresas do estado de São Paulo possam exportar para o mundo árabe e as empresas árabes possam conhecer um pouco mais das oportunidades de negócios aqui em São Paulo”, afirmou Sallum. “A ideia lançada pelo presidente da Investe São Paulo de lançar uma missão conjunta é extremamente bem vinda e, agora, nós vamos trabalhar para tornar isso uma realidade”, disse o presidente da Câmara Árabe.
No encontro, também estiveram presentes Michel Alaby, diretor-geral da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, vice-presidente de Relações Internacionais, Rubens Hannun, vice-presidente de Comércio Exterior, e Tamer Mansour, gerente de Relações Governamentais da entidade, além de Sérgio Costa, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Relações Internacionais da Investe SP.