São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira promove a segunda parte do Projeto Comprador do setor de alimentos na próxima semana. Mais quatro distribuidores e supermercadistas dos Emirados Árabes, Iêmen e Argélia irão participar, nos dias 25 e 26, de encontros de negócios com exportadores brasileiros na sede da Câmara Árabe, em São Paulo.
Na primeira edição do encontro, que foi realizado nos dias 10 e 11, participaram três empresas compradoras: Al Maya, dos Emirados Árabes Unidos, Maza, do Bahrein, e Cozmocenter, da Jordânia. Foram realizadas 75 reuniões com a participação de 25 empresas brasileiras.
De acordo com a gerente do Departamento de Comércio Exterior da Câmara Árabe, Francisca Barros, na primeira edição foram efetuados negócios no valor de US$ 2,4 milhões, e para os próximos 12 meses a Câmara Árabe estima um volume de negócios de mais de US$ 8 milhões. “Agora existe um grande potencial para que o volume de negócios supere o da primeira edição. Os compradores são grandes supermercadistas e distribuidores”, afirmou.
Do Iêmen, virá a empresa Alsaeed Trading, que busca no Brasil produtos como leite e seus derivados, mel, açúcar, legumes, verduras, biscoitos, sucos, confeitos, entre outros. A empresa árabe tem atividades na Arábia Saudita, Egito, Malásia e Indonésia. Da Argélia, virá a empresa Numidis, filial do grupo Cevital, especializado na distribuição de produtos alimentícios para grandes supermercados, como o Uno City, um supermercado do próprio grupo.
A Numidis foi criada em janeiro de 2007 e foi a primeira empresa privada da Argélia a atuar na distribuição de produtos alimentícios no país. Atualmente, está em fase de abertura de cinco supermercados locais e busca no Brasil todos os tipos de alimentos.
Dos Emirados Árabes, virá o EMKE Group, de Abu Dhabi, que distribui alimentos para as principais redes de supermercados do país, como o hipermercado Lulu. O grupo tem operações em Omã, Catar, Kuwait, Bahrein, Arábia Saudita, Iêmen, Egito, Indonésia, China, entre outros países. No Brasil, o grupo busca por novidades em alimentos e produtos alimentícios em geral.
Outra empresa que vai participar é a filial nos Emirados Árabes da empresa alemã, a Binca International, responsável, no país árabe, pela distribuição de alimentos para a Emirates Catering, de aviação, e Jumeirah Group, de hotéis.
Na terça-feira (25), na parte da manhã, vão vir ainda mais dois compradores da Arábia Saudita, um do setor farmacêutico e outro, de moda. Segundo o Departamento de Comércio Exterior da Câmara Árabe, já tem 10 empresas brasileiras inscritas para participar das rodadas.
Do setor farmacêutico, a companhia que virá é a Batterjee Factory, da holding Baterjee, que atua em diversos setores, como cosméticos, alimentos, higiene pessoal, vestuário, reciclagem de bateria, petróleo e gás, entre outros. A outra empresa que vai participar é a Tags Retailers, representante da marca de roupas Giordono, de Hong Kong.
Para mais informações
Câmara Árabe – Departamento de Comércio Exterior
Fone: + 55 (11) 3147.4067 (Hans Lazarte)
E-mail: comex@ccab.org.br